terça-feira, 12 de março de 2013

PROJETO TRIMESTRAL INTERDISCIPLINAR MEIO AMBIENTE NA ESCOLA















PROJETO TRIMESTRAL INTERDISCIPLINAR MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
TEMA : Seja a mudança que você quer no mundo
LEMA: Mentes recicladas, meio ambiente preservado
JUSTIFICATIVA:

As Escolas da Rede Municipal de Ensino de Apiacá/ES  em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o(a) aluno(a) está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.. Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas. A E.A. é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente. “As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores”.  (OLIVEIRA, 1990,p.18)                                                                   
Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a E.A. abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade. Não adianta um(a) aluno(a) tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto. O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia a dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.                                                                
OBJETIVO GERAL:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os(a) alunos(a) e os(a) professores(a), entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
·Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
· Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
· Conscientizar o(a) aluno(a)  para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
·  Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
·  Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
· Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
·  Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
·  Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
·  Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.
· Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
PÚBLICO ALVO:
Alunos(a)  do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental  nos turnos oferecido pela Unidade de Ensino.

DURAÇÃO: Um trimestre (2º Trimestre/2013)

DISCIPLINAS RESPONSÁVEIS:
Matemática e Ciências.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.

ESTRATÉGIAS I: 


a) Procurar ajuda a órgãos, como a Emater e Secretaria Municipal de Meio Ambiente,              para construir cisternas de captação.

b) Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.

c) Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
d) Campanhas para a diminuição do uso  de embalagens plásticas, etc.
e) Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
f) Oficinas (sabão, sacolas, etc)
g) Livro de receitas alternativas.
h) Palestras.
i)Releitura de obras de pintores.
j) Paródias.
l) Trilha ecológica.
m) Compostagem: minhocário.
n) Visita ao aterro sanitário – lixão (quando este existir).
o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
p) Assistir documentários.
q) Trabalho de campo.
r) Reciclagem de papel.

ESTRATÉGIAS II: 
  1. Momento de sensibilização (desperdício de água e energia na escola, lixo nos arredores da Escola);
  2. Monitores de sala (fotografar todos os dias as salas de aula, detectar sujeira);
  3. Comenda por sala (atribuir premiação às salas que mais participarem nas atividades propostas pelo projeto na preservação do ambiente escolar);
  4. Oficinas de Reciclagem: Garrafas peti; Vidros; Papel ( cada sala confeccionará um cesto de lixo de papel ); Óleo da sobra da cozinha (fazer sabão); Produção de adubo orgânico (restos de comida da cozinha ).
  1. Palestras com Professores(a) da escola: Meio ambiente; Relações Interpessoais; Sustentabilidade; Reutilização de lixo;
  1. Passeata sem panfletagem (distribuição de sementes e fitinhas c/ logomarca do projeto) será feita com toda Escola, com carro de som;
  2. Apresentação de peça de teatro ambiental;
  3. Concurso da logomarca (todos os alunos da escola participarão);
  4. Concurso de poesia;
  5. Concurso de vídeo;
  6. Concurso de HQ;
  7. Concurso de paródia;
  8. Criação de horta (1º , 2º e 3º Anos);
  9. Criação de um jardim (4º e 5º  Anos);
  10. Plantio de árvores (1 planta por sala 6º ao 9º Anos);
  11. Criação do 1º Estatuto de Preservação Ambiental da Escola;
  12. Utilização de redes sociais (criação de frases, textos para divulgar o projeto) twitter, facebook, jornais, blogs, tv. Observação: A Escola abrirá inscrições para os concursos e as oficinas.
  1. Criação de uma cartilha com atividades do projeto por turma;
  2. Concurso de painéis com a arte do grafite sobre o tema.

ATIVIDADES: CRONOGRAMA DE TAREFAS PARA TODAS AS TURMAS: Plantar uma árvore; Catalogá-la (nome científico); Fazer a placa da planta para sua identificação de madeira; Irrigar a planta todos os dias; Participar da passeata; Fazer um cesto para a coleta de papel; Participar das redes sociais; Realizar as tarefas individuais para cada sala; Cada aluno(a) receberá uma cartilha com as atividades do projeto que vai ser desenvolvida em cada sala. Concursos aberto a todas as turmas: Poesia; Vídeo; HQ; Paródia; Pintura em painéis.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Materiais:
  Livros paradidáticos
 Textos impressos em folha sulfite ou xerocados
 Recursos audiovisuais (notebook,  projetor)
→ Vídeos: O Dia Depois de Amanhã; Em Terreno Selvagem; Tayná dentre outros.
→ Animação:  A Era do Gelo II e Happy Feet II.
 Recursos tecnológicos:  celular, gravador e  máquina fotográfica digitais
 Panfletos comerciais variados

Humanos:
Secretaria Municipal de Educação; Diretor(a) Escolar; Professores(a); Coordenadores(a) Pedagógicos; Alunos(a);  Pais e Comunidade Escolar.

AVALIAÇÃO:
A Avaliação será contínua durante todo o decorrer do projeto. O(a) aluno(a) será avaliado através do interesse e da participação durante as atividades. De acordo com o desenvolvimento de cada aluno(a), eles receberão em sua Cartilha um “selo verde” que será convertido numa nota de conceito de acordo com os critérios de cada professor(a). Um projeto na área ambiental não pode ser avaliado de quantitativamente, mas essencialmente qualitativamente, ou seja, quando percebermos que mudanças de comportamento ocorrerem, então o projeto estará apresentando os seus resultados. Educação ambiental implica mudanças de atitudes, nova visão sobre o papel de cada indivíduo no corpo social. Por fim, nossa proposta tem início, processo, mas nunca fim, pois a necessidade de continuar impede um ponto final.

DIVULGAÇÃO E SOCUIALIZAÇÃO DO PROJETO:
A socialização do projeto será feita por meio de criação de vídeo, com fotos e depoimentos, a ser disponibilizado por acesso à Internet, no blog de assinatura do Professor Weliton de Paulo Pedrosa – www.wmpalestras.blogspot.com


BIBLIOGRAFIA:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – MEIO AMBIENTE NA ESCOLA – Brasília/1997.

Adaptação, Criação e Elaboração:
Professor Weliton de Paulo Pedrosa
(28)9915-7113

Nenhum comentário:

Postar um comentário