terça-feira, 12 de março de 2013

Projeto Trimestral Interdisciplinar - Ética e Cidadania













INTRODUÇÃO:

O Projeto Trimestral Interdisciplinar  - Ética e Cidadania, constitui uma proposta relevante para a escola e toda a comunidade escolar, constituído por trabalhos a serem expostos, dependendo de um projeto de classe ou grupo especificamente elaborado para o evento. O Projeto Trimestral Interdisciplinar  - Ética e Cidadania, proporciona aos(à) alunos(a) a liberdade de escolher e criar, ousando e conseguindo excelentes resultados, dando o melhor de si, superando todas as dificuldades e obstáculos. Os preparativos deverão ser feitos com bastante antecedência, onde cada sala vai definir o seu tema, discutindo a melhor forma de apresentá-lo. O tema  Projeto Trimestral Interdisciplinar  - Ética e Cidadania, com o lema Dando Lições de Vida, deve ter relação com os conteúdos do conhecimento acadêmico e que  aprende fora da sala de aula. Mesmo que os trabalhos exibidos não sejam tecnicamente bem resolvidos, o importante é a participação dos (a) alunos(a). Ética e Cidadania é uma proposta de trabalho que vem ampliar e subsidiar a formação da nossa sociedade e atitudes, com a intenção de desencadear ações de boa conduta na escola, a formação ética dos(a) alunos(a), fazer a análise e a reflexão sobre o nosso papel cotidiano no meio em que estamos inseridos e o fortalecimento da comunidade pela tomada de decisões e elaboração de decisões e elaboração de propostas coletivas com a inserção e inclusão de todos(a), independente de grupo social, étnico, religioso, orientação sexual, etc...
“Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais, se planejarmos para uma década, devemos plantar árvores, se planejarmos para toda a vida, devemos treinar e educar o homem.”
(Kwantsu, filósofo chinês, século III a.C.)

OBJETIVO:
O objetivo do Projeto Trimestral Interdisciplinar  - Ética e Cidadania, é dar oportunidade aos(à) alunos(a) de se aprofundarem em temas de seu interesse e mostrar seu potencial criativo aos(à) colegas, Professores(a), Pais e Comunidade.
Os projetos de aprendizagem são iniciados pelas certezas provisórias e  dúvidas temporárias dos aprendizes, vinculando aos seus saberes  prévios. Estas certezas correspondem  ao que naquele determinado momento da aprendizagem os alunos tomam como verdade sobre um assunto. As dúvidas são o que eles gostariam de aprender a mais sobre o assunto. Nada impede, e provavelmente irá ocorrer, que no  percurso dos projetos muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias.
(FAGUNDES, 2008)


DISCIPLINAS RESPONSÁVEIS:
Língua Portuguesa e História.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Matemática, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.

PÚBLICO ALVO:
Alunos  do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental  nos turnos oferecido pela Unidade de Ensino.

DURAÇÃO:
Aproximadamente um trimestre (1° Trimestre).

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
 A – Ler, escrever e produzir, com autonomia, em diferentes linguagens – verbal,  matemática, gráfica,artística, corporal, para interagir com o outro, expressando-se, interpretando, considerando a intencionalidade e usufruindo de diversas situações de comunicação.
 A1: Adequar a linguagem oral às diferentes situações comunicativas (mais formais e à intencionalidade).
 A2:  Expor, oralmente, com desenvoltura, temas estudados, individualmente ou em grupo.
 A3:  Adequar o discurso ao nível do conhecimento prévio de quem ouve, quanto ao vocabulário, às estruturas frasais e ao conteúdo.
 A4: Conferir significado aos textos por meio de elementos não-linguísticos.
 A5:  Ler, com autonomia, diferentes textos, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los. 
 A6: Identificar a funcionalidade da leitura de diversos textos no cotidiano.
 A7:  Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros, ajustados a objetivos e leitores determinados.
 A8: Desenvolver atitude crítica com relação à leitura e à produção de textos alheios ou próprios.
 A9: Aplicar conhecimentos sobre diversos gêneros de textos escritos à ampliação das possibilidades de comunicação e de expressão.
 A10: Articular a parte do texto já escrita ao planejamento da parte que ainda vai escrever, durante o processo de redação.
B  –  Adotar postura coerente e flexível diante das diferentes situações da realidade, questionando-a e buscando soluções, respaldando-se progressivamente numa consciência crítica e bem formada.
 B1: Compreender a funcionalidade das políticas administrativas, econômicas e sociais, para a qualidade de vida.        
                                                                                                                                                    
DESENVOLVIMENTO:
O trabalho acontece da seguinte forma; após a sensibilização   para a atividade o(a) aluno(a) traz de casa uma “novidade” para os(a) colegas ou uma reportagem, artigo   revista ou do próprio livro didático sobre o tema apresentado (Ética e Cidadania). O(a) Professor(a) representante (História e Língua Portuguesa – responsáveis, que exerce mais a função de Coordenador de idéias), interfere somente para reconduzir a discussão, quando ela desvirtua. Dessa forma, discute-se tudo o que se sabe a respeito do assunto. Vale aqui discutir, a formação da sociedade; o papel do homem e da mulher; diferentes grupos étnicos, sociais e religiosos; democracia; racismo; diversidade de gênero; direitos e deveres; saúde; meio ambiente; educação e orientação sexual; AIDS/DST’s; drogas; tecnologia; inclusão, etc... O que não ficou bem claro, é repesquisado até ser esclarecido. Dessas pesquisas,  surgem construção de textos, cartazes, murais, maquetes, projetos, “aulinhas” dadas pelos(a) próprios(a) alunos(a), até o assunto ser esgotado ou substituído por outro de maior interesse, e aí, finalmente, ser apresentado em “estandes” no dia da culminância, que constituirá em organizar um espaço (de acordo com a criatividade do grupo/sala/escola) onde os trabalhos serão expostos de maneira organizada, criativa e de fácil visualização e entendimento. Durante a apresentação dos trabalhos/projetos, fazer um rodízio de apresentadores/expositores para que não haja tumulto nos locais de apresentação. Além disso, os(a) Professores(a) representantes/responsáveis, ficarão responsáveis de montar e desmontar os trabalhos mediante organização sua junto da turma que irá se responsabilizar.
Ordem
Ano/Série
Atividade Desenvolvida
01
1º ano
Respeito Mútuo, Cooperação e Amizade
02
2º ano
Solidariedade, Diálogo e Generosidade
03
3º ano
Justiça, Prudência e Mansidão
04
4º ano
Honestidade, Fidelidade e Fé
05
5º ano
Ética e Cidadania no convívio social – Bullying.
06
6º ano
Escola e Família – O papel da família e da Escola  na sociedade
07
7º ano
Nossos(a) alunos(a): cidadãos do presente e do futuro – Direitos e Deveres – ECA – Estatuto do Idoso – Lei Maria da Penha – Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais
08
8º ano
Diferentes grupos étnicos, sociais e religiosos – Racismo e Homofobia
09
9º ano
Grupos de Trabalho – Trabalhador Urbano e Rural – A Importância do Campo
Observação: Do 1º ao 4º ano o foco são os VALORES HUMANOS

Etapas  e Procedimentos:
 Etapa 1: Diagnóstico inicial
 Levantamento dos conhecimentos prévios por meio de roda de conversa sobre tema do projeto.
 Elaboração do Quadro de Cognição a seguir:
QUADRO DE COGNIÇÃO:
QUADRO DE COGNIÇÃO
O que
sabemos?







O que queremos
saber?
Como vamos
saber?
O que vamos
fazer?
Quando vamos
fazer?

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Materiais:
  Livros paradidáticos
 Textos impressos em folha sulfite ou xerocados
 Recursos audiovisuais (notebook,  projetor)
→ Vídeos: Que nem gente grande (Ziraldo) – A fábula da Convivência – A Ilha
→ Animação: Horton e o Mundo dos Quem
 Recursos tecnológicos: calculadora, celular, gravador e  máquina fotográfica digitais
 Panfletos comerciais variados

Humanos:
Secretaria Municipal de Educação; Diretor(a) Escolar; Professores(a); Coordenadores(a) Pedagógicos; Alunos(a);  Pais e Comunidade Escolar.

AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo do projeto contemplar-se-á por forma:
 Diagnóstica: pela elaboração do Quadro de Cognição  Processual e contínua: dentro do período previsto, com caráter interdisciplinar e a serviço do processo de ensino e aprendizagem, por meio de registros reflexivos, rodas de  conversa e discussões, pesquisas, produções de textos coletivos e atividades escritas em sala de aula ou extra-classe.
Cumulativa: de caráter gradual, em que os envolvidos vão ampliando as possibilidades de re-produção das ações, abrangendo os aspectos cognitivos, afetivos e psicossociais .
 Participativa: por meio de observações e auto avaliações.

DIVULGAÇÃO E SOCUIALIZAÇÃO DO PROJETO:
A socialização do projeto será feita por meio de criação de vídeo, com fotos e depoimentos, a ser disponibilizado por acesso à Internet, no blog de assinatura do Professor Weliton de Paulo Pedrosa – www.wmpalestras.blogspot.com

BIBLIOGRAFIA:
APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS
ADORNO, T. W. A educação após Auschwitz. In: COHN, G. (org.). Adorno. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, s/d.
APPLE, M. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
__________. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
__________. Repensando ideologia e currículo. A política do conhecimento oficial: faz sentido a
idéia de um currículo nacional? In: SILVA, T. T. e MOREIRA, A. F. Currículo, cultura e sociedade.
São Paulo: Cortez, 1995.
FAGUNDES, 2008
ÉTICA
ADLER, A. Le tempérament nerveux. Paris: Payot, 1948.
AQUINO, J. (org.). A indisciplina na sala de aula. São Paulo: Summus, 1996.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS
ÉTICA – Brasília/1997                  

Adaptação, Criação e Elaboração:
Professor Weliton de Paulo Pedrosa
(28)9915-7113

 
BOM TRABALHO!!!

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