quinta-feira, 14 de março de 2013

15 de março - Dia da Escola









PROJETO INTERDISCIPLINAR CONHECER PARA VALORIZAR A HISTÓRIA E ANIVERSÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DE LOURDES ALVES

TEMA: “AQUI  EU VOU APRENDER A VIVER COM MATURIDADE E AUTONOMIA”

INTRODUÇÃO
O presente projeto “Conhecer para valorizar a história e aniversário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Alves”, versará sobre o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de sua trajetória, uma vez que, ao longo da vida acadêmica o educando desse estabelecimento, tem uma rotina organizada com as atividades propostas e planejada pelo corpo docente, tais trabalhos vão além do mero conteúdo em sala de aula, pois a escola assumiu um compromisso social, integrador e transformador do sujeito. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Alves aparece desde muito cedo como um dos espaços que orienta as suas ações no dia a dia. Sendo tão acostumados a esse tipo de situação, pode-se imaginar que muitos educandos propaguem os valores fundamentais a vida do ser que a escola tem trabalhado. Por todo esse trabalho árduo e contínuo é que o projeto abrangerá todo o corpo escolar, ou seja, docentes, discentes, administrativos, conselho escolar e comunidade. Assim sendo, todos ficarão informados sobre a história do educandário. Portanto, o projeto vem enriquecer as práticas pedagógicas e os elo de afetos entre todos os participantes, incentivando a participação, responsabilidade para com o patrimônio público.

JUSTIFICATIVA
O interesse em desenvolver esse projeto surgiu da necessidade de resgatar a história e aniversário da escola para sensibilizar os alunos e a comunidade a empenhar-se em todas as atividades do referido educandário. Os trabalhos de pesquisa e organização serão organizados pela equipe escolar: professores, alunos, merendeiras, sérvios gerais, administrativos dos três turnos: matutino, vespertino, noturno no dia 18 de março de 2013.

OBJETIVO GERAL
Oportunizar a comunidade escolar momento de interação e entretenimento a partir das atividades de valorização do tempo de existência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Alves na formação de alunos críticos, participantes e comprometidos com a transformação sociedade em que estão inseridos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Realizar o passeio ciclístico com o intuito de proporcionar entretenimento à comunidade escolar, bem como divulgar a sociedade apiacaense os projetos desenvolvidos na escola.
 Promover a inclusão da comunidade escolar explorando a história do patrono e correlacionando com a história do educandário.   
 Com o objetivo de oportunizar a comunidade escolar o estreitamento dos laços de integração e a socialização.


  DESENVOLVIMENTO
Os trabalhos serão desenvolvidos pelos alunos e professores dos turnos matutino, vespertino e noturno com os seguintes direcionamentos:
Turno matutino ficará encarregado de construir dois painéis: Painel 1- contendo os dados alusivos a metas, projetos e rendimento da escola; Painel 2 – Biografia do fundador da escola. Aulas expositivas com dados da escola. Confecção de maquete da escola. Homenagem para escola em forma de poesia com alunos. Música  "Happy birthday to you", regido pelo(a) Professor(a) de Língua Estrangeira.

Turno Vespertino ficará responsável pelos painéis: Painel 3 – contendo os dados gestores, desde a primeira Diretora Escolar até a Direção atual; Painel 4 – Com as fotos de todas as atividades socioeducativas e projetos desenvolvidos, torneios e danças. Apresentar a música “Parabéns pra Você” em anexo. Reforçar as etapas de criação de um texto, de acordo com o nível de cada turma. Preservar o bem público.
Alunos entregando presentes para a Escola, presentes estes que vão de A a Z:
A- aprendizagem, B- beleza, C- cuidado, D- dedicação, E- estudo, F- felicidade, etc utilizando a linguagem de sinais.

Turno Noturno será responsável em organizar o passeio ciclístico e/ou gincana, divulgação do referido projeto.

Abertura das festividades com apresentação do Hino da Escola por um grupo de alunos, apresentações dos trabalhos,  o Parabéns seguido de um lanche especial.

AVALIAÇÃO
Acontecerá durante todo o projeto, sempre voltado ao objetivo proposto, finalizando com a apresentação dos trabalhos. Além do(a) aluno(a), ser individualmente avaliado no 1º Trimestre/2013 com pontuação a ser definida por cada Professor nas Disciplinas envolvidas, desde que participe de todas as etapas do trabalho, citadas anteriormente e nas demais disciplinas,  a critério de cada Professor(a).



ANEXO



Música - Parabéns pra você

Parabéns pra você.
Que veio aqui para aprender.
Não esqueças que tens.
Bons professores também.

Acho importante aqui.
E eu também que aprendi
Deus fez o mundo perfeito.
Porque então destruir.

A equipe escolar.
Que Deus, abençoe, também
Até o próximo ano.
Todos juntos outra vez.


Fonte: Google
Adaptação, Criação e Elaboração: Professor Weliton de Paulo Pedrosa
Ano: 2013


Atividades a serem desenvolvidas por Série/Ano
Ordem
Ano/Série
Atividade a ser realizada
01
1º, 2º e 3º ano
Apresentar a música “Parabéns pra Você” em anexo. Reforçar as etapas de criação de um texto, de acordo com o nível de cada turma. Preservar o bem público. Alunos entregando presentes para a Escola, presentes estes que vão de A a Z: A- aprendizagem, B- beleza, C- cuidado, D- dedicação, E- estudo, F- felicidade, etc utilizando a linguagem de sinais.

02
4º ano
Painel 3 – contendo os dados gestores, desde a primeira Diretora Escolar até a Direção atual; Painel 4 – Com as fotos de todas as atividades socioeducativas e projetos desenvolvidos, torneios e danças.
03
4ª série
Confecção de maquete da escola.
04
5ª série
Painel 1- contendo os dados alusivos a metas, projetos e rendimento da escola
05
6ª série
Painel 2 – Biografia do fundador da escola.
06
7ª série
Homenagem para escola em forma de poesia com alunos.
07
8ª série
Música  "Happy birthday to you", regido pelo(a) Professor(a) de Língua Estrangeira.

08
EJA
Organizar o passeio ciclístico e/ou gincana, divulgação do referido projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário