domingo, 5 de agosto de 2012

Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012














PROJETO INTERDISCIPLINAR JOGOS OLÍMPICOS 2012
 INTRODUÇÃO – Este ano teremos uma grande festa do esporte que reunirá atletas do mundo todo em Londres, Inglaterra: são as Olimpíadas 2012! Evento oportuno para levar os(a) alunos(a) a imaginarem os preparativos e a responsabilidade desses atletas para representar seus respectivos países. Deve ser realmente emocionante para quem se prepara por muitos anos a conquista de uma vaga nesse evento! Não foram poucos  os atletas que já vivenciaram essa emoção, pois a origem dos jogos olímpicos está na Grécia Antiga e vale a pena os(a) alunos(a) conhecerem essa história e o impacto para a economia, meio ambiente e cultura mundial. O Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012 constitui em um evento relevante para toda a escola, que será realizado durante o período dos jogos olímpicos e paraolímpicos 2012, quando os(a) mesmos(a) terão a oportunidade de terem acesso às informações pertinentes ao evento. O Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012, proporciona aos educandos a liberdade de escolher e criar, ousando e conseguindo excelentes resultados, dando o melhor de si, a fim de superar as possíveis dificuldades e obstáculos. O tema PROJETO INTERDISCIPLINAR JOGOS OLÍMPICOS 2012, deve ter relação com os conteúdos do conhecimento acadêmico e que se aprende fora da sala de aula. Mesmo que os trabalhos exibidos não sejam tecnicamente bem resolvidos, o importante é a participação de todos(a).
OBJETIVO – O objetivo do Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012, é dar oportunidade aos (às) alunos(a) de se aprofundarem em temas de seu interesse e  mostrar seu potencial criativo a toda comunidade escolar.

DESENVOLVIMENTO
O trabalho acontecerá da seguinte forma:
LÍNGUA PORTUGUESA – Textos informativos (jornais, revistas, internet, etc), interpretação       e  gramática.

MATEMÁTICA – Quadro de medalhas (gráficos e tabelas).

HISTÓRIA – História das Olimpíadas.

GEOGRAFIA – Localização (Brasil – Europa – Inglaterra) utilizando o planisfério.

CIÊNCIAS – A importância dos exercícios físicos. Uso da água e o consumo de energia    elétrica. Produção e destino do lixo.

ARTES – Anexos. Confecção de medalhas (ouro – 4ª I, prata - 4ª II e bronze – 4ª III).   Confecção   de troféus (mascotes das Olimpíadas) a partir de sucatas.

EDUCAÇÃO FÍSICA – Jogos  olímpicos escolar com a entrega de medalhas e troféus.

CRONOGRAMA –

ORDEM


PERÍODO

EVENTO
01
 30/07/12
Divulgação do Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012; Sensibilização para a participação  conjunto; Apresentação (compacto) da abertura dos jogos Olímpicos/2012.
02
31/07 à 13/08/12
Pesquisa dos temas a serem desenvolvidos e apresentados. Confecção dos trabalhos, medalhas, troféus, leitura de textos diversos. Apresentação em murais.
03
14/08/12
Culminância com os Jogos Olímpicos Escolar. Apresentação do quadro de medalhas total do Brasil e escolar.

RECURSOS HUMANOS – Diretor Escolar, Professores e Alunos das 4ª séries I, II e III, Coordenadores de Turno, Bibliotecário.
RECURSOS MATERIAIS – Som, microfone, câmera digital, filmadora, extensão, adaptador, papéis diversos, sucata, chamex, lápis de c, dor, canetinha, pincel atômico, giz de cera, fita adesiva, durex, cola, cola de isopor, isopor, pistola e bastão de cola quente e EVA.
AVALIAÇÃO – Acontecerá durante todo o projeto, sempre voltado ao objetivo proposto, finalizando com a apresentação dos trabalhos. Além do(a) aluno(a), ser individualmente avaliado no 2º Trimestre/2012 com pontuação a ser definida por cada Professor nas Disciplinas envolvidas, desde que participe de todas as etapas do trabalho, citadas anteriormente e nas demais disciplinas,  a critério de cada Professor(a).

ANEXOS
2012 OLIMPÍADAS - LONDRES 
A origem e a história
Os jogos olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.C., e o principal motivo desse evento era homenagear Zeus, que era o deus mais importante para os gregos. Assim, era uma festividade com uma mistura de religião e esporte, mas muito importante para aquela civilização. Acontecia na cidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de Festival Olímpico, desde o início aconteciam a cada quatro anos, com poucas modalidades de esportes para competição: boxe, corrida, salto em comprimento, remo, corrida de mensageiros e trombeteiros e luta livre. Em 392 d.C. tem início um longo período de interrupção dos jogos olímpicos, isso porque Teodósio I, imperador romano, converteu-se ao cristianismo, proibindo a realização de qualquer festividade pagã, incluindo os Jogos Olímpicos. Passaram-se dezesseis séculos sem este evento, até que, em 1894, com o objetivo de retomar o espírito esportivo da era grega e enaltecer os esportes, cria-se o COI - Comitê Olímpico Internacional, liderado por Pierre de Fredy – o Barão de Coubertin, com o apoio de representantes de 15 países, decidem por reiniciar as Olimpíadas, agora da era Moderna. A cidade escolhida para este recomeço não podia ser outra senão Atenas que nessa primeira edição contou com a participação de 285 atletas de 13 países.
União e paz entre os povos
Desde sua origem as olimpíadas marcam a união entre os povos, pois na Grécia Antiga as guerras paravam no período de realização dos jogos e era considerado um pecado muito grave alguém penetrar armado na Elida, região onde ocorriam os jogos. Também, desde a retomada das olimpíadas da Era Moderna, há o predomínio da união entre as nações, servindo como exemplo de cooperação e união, que começa pelos atletas, mas repercute em cada país.
Próxima parada: LONDRES
A cidade que vai sediar as olimpíadas de 2012 será Londres, na Inglaterra. Esta cidade já sediou jogos olímpicos por duas vezes, em 1908 e 1948.  Para este ano a programação já está fechada, incluindo datas, horários e instalações em que serão disputadas as mais de 600 competições esportivas. Segundo informações do comitê olímpico, os jogos vão começar com o futebol feminino em 25 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura. Já a abertura oficial será às 19h30 (horário de Londres), no dia 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico, construído na capital britânica. O dia 4 de agosto é considerado o "supersábado" dos jogos por reunir o maior número de competições. As modalidades de esportes podem mudar em algumas situações, mas logo abaixo você confere quais são as principais:












As mascotes escolhidas para essa olimpíada são Wenlock, a mascote das Olimpíadas, tem origem na cidade de Much Wenlock, porque foi lá que o Barão de Coubertin assistiu a jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna. Já Mandeville, mascote das Paraolimpíadas, é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico. Elas tem poucas características humanas, e a história contada por seu criador, Michael Morpurgo, é muito parecida com a história de Pinóquio, pois os dois personagens foram criados a partir de pedaços de metal que sobraram da construção do estádio olímpico e ganharam vida de forma mágica depois de serem esculpidos por um avô.


Nenhum comentário:

Postar um comentário