sábado, 14 de abril de 2012

PROJETO: ALUNO MONITOR

PROJETO: ALUNO MONITOR
Introdução:
O processo de aprendizagem é facilitado através de atividades que garantam uma aproximação entre aluno e aluno de forma que seja possível minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem no ensino da linguagem e da matemática e ao mesmo tempo gerar oportunidades para que alunos monitores exercitem outras formas de ensino diferente daquelas que o professor já utiliza. A monitoria potencializa aptidões e interesses dos alunos, cria condições de aprofundamento teórico, desenvolve habilidades relacionadas ao ensino e possibilita a cooperação entre professores e estudantes. O exercício da monitoria, ao permitir o fortalecimento das interações entre os alunos e entre estes e seus professores, podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade de criar e de “aprender a aprender”. Nessa perspectiva, o aluno tem que ser tratado como ator chave do processo de ensino-aprendizagem e, para tal, ele deve ser estimulado a “querer aprender” e a ser um questionador, ao invés de apresentar-se como um mero respondedor. Tais atividades estimulam ainda a criação de um ambiente propício ao ensino cooperativo e o aluno monitor passa a desempenhar um papel central no estabelecimento do elo entre os alunos, o professor e as demais instâncias da escola.

Desenvolvimento:
 Identificação do Projeto
Título: Projeto Aluno Monitor
Subunidades executoras:
Público alvo: alunos das turmas de 4ª série
Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática
Profissionais responsáveis:  Professores de 4ª série e Professores de Língua Portuguesa e Matemática da 8ª série.
Monitores: Alunos das turmas de 8ª série 
Local onde será desenvolvido: Nas turmas de 4ª série durante as aulas.
Período de desenvolvimento:

Objetivos
Geral:
A finalidade é a melhoria da qualidade de ensino, através do auxílio dos monitores nos processos de ensino, garantindo a permanência do aluno, com sucesso nas turmas de 4ª série.
Específicos:
Assegurar e intensificar a cooperação entre alunos e professores em atividades que envolvam procedimentos de ensino e aprendizagem;
Proporcionar aos alunos com dificuldade de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, a aquisição de competências necessárias à aprendizagem de novos conteúdos.
Despertar no monitor o interesse pela carreira acadêmica e possibilitar o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao ensino.

 Justificativa
A implementação da monitoria na disciplina de Português e Matemática se faz necessária devido a grande dificuldade encontrada pelos alunos matriculados na 4ª série, quer seja pela ausência de pré-requisitos para estar nesta série e/ou pela complexidade dos conteúdos desta série.
A relevância do projeto de Monitoria é evidenciada pelas possibilidades de interações humanas significativas e pela participação do corpo discente na estratégia institucional de apoio e reforço às atividades de ensino.
Pode inclusive minimizar problemas crônicos de repetência, evasão e falta de motivação comum em algumas disciplinas. Nesse contexto, a monitoria pode desempenhar um papel central nas estratégias institucionais de minimização de dificuldades percebidas em disciplinas relativas ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática.
Recursos Humanos:
O projeto contará com alunos monitores das turmas de 8ª série,  professores das  turmas de 4ª série, além de professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de 8ª série e supervisores escolares.

Cronograma:

Série
Professor
Monitor
Dia de Pla-nejamento
Execução do Projeto  (Dias da semana)
Conteúdos e atividades desenvolvidas

4ª I










·         Sistema de numeração decimal com uso do ábaco e do material dourado.
·         Fatos fundamentais da multiplicação com uso de jogos.
·         Problemas envolvendo as 4 operações.
·         Fração de quantidade contínua e discreta, manipulando materiais semi-concretos.
Obs: Nesta turma, optou-se por trabalhar com os conteúdos de Matemática, por ter sido constatado maior problema nesta área do conhecimento.


4ª II

















4ªIII







4ªIV







Plano de Atividades desenvolvidas pelos monitores:
As atividades que serão realizadas incluem:
        Orientação aos alunos que apresentarem dificuldades de aprendizado;
        Auxílio aos alunos na execução de atividades práticas da disciplina;
        Realizar estudos para aprofundar o conhecimento na área em que estarão atuando;
        Auxiliar o professor na preparação do material didático e em atividades de classe.
        Acompanhar o desenvolvimento de atividades junto aos alunos da disciplina, elucidando dúvidas e orientando discussões, bem como avaliando junto ao professor, as dificuldades encontradas pelos alunos na disciplina e ajudando-os a expor tais dificuldades para o professor;
        Realizar estudos individuais ou em conjunto com outros monitores, para aprofundar seu conhecimento na área relativa ao conteúdo da disciplina ou a metodologia de ensino;
        Participar de encontros para acompanhamento e avaliação da sua participação no programa de monitoria.

Avaliação dos Resultados
A avaliação deste projeto se dará por meio de relatórios redigidos pelo professor da série em que atuam os monitores, em formulários próprios fornecidos pela superintendência, onde os resultados deverão ser quantificados; o desempenho dos monitores analisado  e o projeto avaliado em seus pontos fracos e fortes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário