quinta-feira, 12 de abril de 2012

PROJETO MEIO AMBIENTE E SAÚDE ESCOLAR

PROJETO MEIO AMBIENTE E SAÚDE NA ESCOLA


JUSTIFICATIVA
Tratar dos assuntos pertinentes ao Meio Ambiente atualmente esta sendo bastante comum devido aos problemas a nível mundial que estão acontecendo e prejudicando a natureza e o ser humano. São noticiários de TV, jornais, revistas, livros temas abordados em sala de aula a fim de orientar, capacitar e informar a todos dos problemas que acontecem no mundo inteiro relacionados com o meio ambiente. Tem sido um desafio para a educação no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva, transformadora e inovadora de atitudes que podem ajudar na preservação do meio ambiente e mudanças de hábitos que auxiliam na conscientização e educação dos alunos relacionados a esse tema, é preciso educar para a saúde e bem estar de todos levando em conta todos os aspectos envolvidos nessa área, como o que vai ser enfocado neste projeto que é a coleta do lixo, começando por atitudes no cotidiano da escola. O lixo está  causando problemas drásticos como: enchentes causadas pelo entupimento de bueiros com lixo e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna e no Brasil. Calcula-se que 30 % do lixo ficam espalhados pelas ruas nas grandes cidades. Por isso apresento a proposta de um Projeto de Meio Ambiente e Saúde focando na problemática do lixo. Uma boa consciência é imprescindível e a escola pode dar um grande passo, visando possibilitar e garantir uma ação que transforme certas atitudes e hábitos de vida do indivíduo. Este projeto será desenvolvido nas turmas do 5° ao 9° ano do ensino fundamental durante o 1º Trimestre do ano letivo de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Alves sediada no município de Apiacá/ES.

OBJETIVO GERAL:
·         Conscientizar os alunos para direito à saúde, sensibilizando-os na busca permanentes da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticas para a promoção, proteção e recuperação da saúde e uma boa educação ambiental, relacionando a saúde com o lixo, mostrar que não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção. Possibilitar a garantia de uma aprendizagem afetiva, transformadora a fim de inovar e melhorar certas atitudes e hábitos higiênicos, mostrando a importância do bom senso em relação ao lixo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Informar sobre a importância e necessidade de se ter uma boa educação e respeito ao meio ambiente;
·         Aquisição de conhecimentos sobre o conceito de resíduos sólidos gerados pela atividade humana;
·         Conhecer as diferenças entre o lixo orgânico, tóxico, para que servem os aterros sanitários, lixões, incineradores, compostagens e outras técnicas; 
·         Informar sobre a importância do destino do lixo respondendo as seguintes questões: O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente? Quanto tempo a natureza leva para decompor alguns dos produtos? Informar sobre os prejuízos que o lixo pode causar se indevidamente administrado mostrando que pode produzir mau cheiro, fornecer a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo etc;
·         Aquisição de conhecimento sobre a prevenção de doença através da reflexão e questionamentos sobre suas atitudes com o lixo e porque que os dois estão associados;
·         Realizar palestras com os alunos sobre os benefícios da coleta e manipulação do lixo bem como explicar as disposição final dos resíduos sólidos;
·         Confeccionar cartazes em sala de aula. Expor materiais artesanais confeccionados por eles mesmos ou artesãs a partir do lixo reciclado.

DESENVOLVIMENTO
Textos informativos de jornais, revistas e folders. Visualização de vídeos em DVD, data show sobre o tema. Elaborar com os alunos os combinados de lixo para serem fixados no mural da escola. Rodinha de conversas sobre a importância de uma boa educação higiene e destino do lixo em nossa vida. Seleção de lixos que podem ser reaproveitados para a confecção de materiais que podem ser utilizados nas nossas atividades diárias. Músicas relacionada ao tema e apresentações de coreografias ou dramatizações. Mostrar aos alunos os tambores de lixo e usar técnicas de memorização das cores dos mesmos explicando porque existem diferenças entre o lixo papel, plástico, orgânico etc. Elaboração de cartazes sobre o tema, incluindo educação e higiene.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante a apresentação das atividades realizadas em sala de aula.

CULMINÂNCIA
Realização de um mutirão de:Limpeza e coleta do lixo.
Palestra educativa.

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