BATATA QUENTE
QUEM JOGA?
Jogam no mínimo 4 crianças, com idade mínima de 4 anos.
ESPAÇO DE BRINCADEIRA:
Amplo.
MATERIAL:
Bola.
_ O grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda de costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase “Batata quente, quente, quente...queimou”. Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra “queimou”. Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar.
QUEM JOGA?
Jogam no mínimo 4 crianças, com idade mínima de 4 anos.
ESPAÇO DE BRINCADEIRA:
Amplo.
MATERIAL:
Bola.
_ O grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda de costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase “Batata quente, quente, quente...queimou”. Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra “queimou”. Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar.
CORRIDA DE SACO
QUEM JOGA?
Crianças a partir de 5 anos.
ESPAÇO DE BRINCADEIRA:
Amplo.
MATERIAL:
Sacos de pano.
_ Distribua sacos de pano para as crianças. Estes sacos deverão ser de tamanho suficiente para caber a criança em pé e ainda sobrar pano para que ela possa segurar suas pontas enquanto acontece a corrida. O monitor orienta as crianças a ficarem atrás de uma linha, e dá o sinal de partida para que, dentro dos sacos, elas pulem até outro ponto escolhido como chegada. Ganha que chegar primeiro.
QUEM JOGA?
Crianças a partir de 5 anos.
ESPAÇO DE BRINCADEIRA:
Amplo.
MATERIAL:
Sacos de pano.
_ Distribua sacos de pano para as crianças. Estes sacos deverão ser de tamanho suficiente para caber a criança em pé e ainda sobrar pano para que ela possa segurar suas pontas enquanto acontece a corrida. O monitor orienta as crianças a ficarem atrás de uma linha, e dá o sinal de partida para que, dentro dos sacos, elas pulem até outro ponto escolhido como chegada. Ganha que chegar primeiro.
CARACOL
QUEM JOGA?
Jogam quantas crianças quiserem, com idade mínima de 4 anos.
ESPAÇO DE BRINCADEIRA:
Amplo.
MATERIAL:
Giz para desenhar a brincadeira.
_ Depois de desenhada a figura no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira joga a sua pedrinha no número 1. O objetivo é percorrer todo o caracol, pulando com um pé só em todas as casas, até passar por todas, só não vale pisar naquela em que está a pedrinha. Quando chega ao “céu”, ela descansa e retorna da mesma maneira: pulando em cada casa até o número 1, agacha, apanha a pedrinha e pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinha no número 2 e assim por diante. Não vale jogar a pedrinha na risca nem atirá-la fora do diagrama, se isso acontecer, perde a vez. Vence quem completar o percurso primeiro.
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