INTRODUÇÃO:
O Projeto
Trimestral Interdisciplinar - Ética e
Cidadania, constitui uma proposta relevante para a escola e toda a comunidade
escolar, constituído por trabalhos a serem expostos, dependendo de um projeto
de classe ou grupo especificamente elaborado para o evento. O Projeto
Trimestral Interdisciplinar - Ética e
Cidadania, proporciona aos(à) alunos(a) a liberdade de escolher e criar,
ousando e conseguindo excelentes resultados, dando o melhor de si, superando
todas as dificuldades e obstáculos. Os preparativos deverão ser feitos com
bastante antecedência, onde cada sala vai definir o seu tema, discutindo a
melhor forma de apresentá-lo. O tema Projeto Trimestral Interdisciplinar - Ética e Cidadania, com o lema Dando Lições
de Vida, deve ter relação com os conteúdos do conhecimento acadêmico e que aprende fora da sala de aula. Mesmo que os
trabalhos exibidos não sejam tecnicamente bem resolvidos, o importante é a
participação dos (a) alunos(a). Ética e Cidadania é uma proposta de trabalho
que vem ampliar e subsidiar a formação da nossa sociedade e atitudes, com a
intenção de desencadear ações de boa conduta na escola, a formação ética dos(a)
alunos(a), fazer a análise e a reflexão sobre o nosso papel cotidiano no meio
em que estamos inseridos e o fortalecimento da comunidade pela tomada de
decisões e elaboração de decisões e elaboração de propostas coletivas com a
inserção e inclusão de todos(a), independente de grupo social, étnico,
religioso, orientação sexual, etc...
“Se
planejarmos para um ano, devemos plantar cereais, se planejarmos para uma década,
devemos plantar árvores, se planejarmos para toda a vida, devemos treinar e
educar o homem.”
(Kwantsu,
filósofo chinês, século III a.C.)
OBJETIVO:
O objetivo do
Projeto Trimestral Interdisciplinar -
Ética e Cidadania, é dar oportunidade aos(à) alunos(a) de se aprofundarem em
temas de seu interesse e mostrar seu potencial criativo aos(à) colegas,
Professores(a), Pais e Comunidade.
Os projetos de aprendizagem são iniciados pelas
certezas provisórias e dúvidas
temporárias dos aprendizes, vinculando aos seus saberes prévios. Estas certezas correspondem ao que naquele determinado momento da
aprendizagem os alunos tomam como verdade sobre um assunto. As dúvidas são o
que eles gostariam de aprender a mais sobre o assunto. Nada impede, e
provavelmente irá ocorrer, que no
percurso dos projetos muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas
transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por
sua vez, também são temporárias, provisórias.
(FAGUNDES, 2008)
DISCIPLINAS RESPONSÁVEIS:
Língua
Portuguesa e História.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Matemática,
Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos turnos oferecido pela Unidade de Ensino.
DURAÇÃO:
Aproximadamente
um trimestre (1° Trimestre).
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES:
A – Ler, escrever e produzir, com autonomia,
em diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica,artística, corporal, para
interagir com o outro, expressando-se, interpretando, considerando a
intencionalidade e usufruindo de diversas situações de comunicação.
A1: Adequar a linguagem oral às
diferentes situações comunicativas (mais formais e à intencionalidade).
A2:
Expor, oralmente, com desenvoltura, temas estudados, individualmente ou
em grupo.
A3:
Adequar o discurso ao nível do conhecimento prévio de quem ouve, quanto
ao vocabulário, às estruturas frasais e ao conteúdo.
A4: Conferir significado aos textos
por meio de elementos não-linguísticos.
A5:
Ler, com autonomia, diferentes textos, sabendo identificar aqueles que
respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas
para abordá-los.
A6: Identificar a funcionalidade da
leitura de diversos textos no cotidiano.
A7:
Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros,
ajustados a objetivos e leitores determinados.
A8: Desenvolver atitude crítica com
relação à leitura e à produção de textos alheios ou próprios.
A9: Aplicar
conhecimentos sobre diversos gêneros de textos escritos à ampliação das
possibilidades de comunicação e de expressão.
A10: Articular
a parte do texto já escrita ao planejamento da parte que ainda vai escrever,
durante o processo de redação.
B –
Adotar postura coerente e flexível diante das diferentes situações da
realidade, questionando-a e buscando soluções, respaldando-se progressivamente
numa consciência crítica e bem formada.
B1:
Compreender a funcionalidade das políticas administrativas, econômicas e
sociais, para a qualidade de vida.
DESENVOLVIMENTO:
O trabalho
acontece da seguinte forma; após a sensibilização para a atividade o(a) aluno(a) traz de casa
uma “novidade” para os(a) colegas ou uma reportagem, artigo revista ou do próprio livro didático sobre o
tema apresentado (Ética e Cidadania). O(a) Professor(a) representante (História
e Língua Portuguesa – responsáveis, que exerce mais a função de Coordenador de
idéias), interfere somente para reconduzir a discussão, quando ela desvirtua.
Dessa forma, discute-se tudo o que se sabe a respeito do assunto. Vale aqui
discutir, a formação da sociedade; o papel do homem e da mulher; diferentes
grupos étnicos, sociais e religiosos; democracia; racismo; diversidade de
gênero; direitos e deveres; saúde; meio ambiente; educação e orientação sexual;
AIDS/DST’s; drogas; tecnologia; inclusão, etc... O que não ficou bem claro, é
repesquisado até ser esclarecido. Dessas pesquisas, surgem construção de textos, cartazes,
murais, maquetes, projetos, “aulinhas” dadas pelos(a) próprios(a) alunos(a),
até o assunto ser esgotado ou substituído por outro de maior interesse, e aí,
finalmente, ser apresentado em “estandes” no dia da culminância, que
constituirá em organizar um espaço (de acordo com a criatividade do
grupo/sala/escola) onde os trabalhos serão expostos de maneira organizada,
criativa e de fácil visualização e entendimento. Durante a apresentação dos
trabalhos/projetos, fazer um rodízio de apresentadores/expositores para que não
haja tumulto nos locais de apresentação. Além disso, os(a) Professores(a)
representantes/responsáveis, ficarão responsáveis de montar e desmontar os
trabalhos mediante organização sua junto da turma que irá se responsabilizar.
Ordem
|
Ano/Série
|
Atividade
Desenvolvida
|
01
|
1º
ano
|
Respeito
Mútuo, Cooperação e Amizade
|
02
|
2º
ano
|
Solidariedade,
Diálogo e Generosidade
|
03
|
3º
ano
|
Justiça,
Prudência e Mansidão
|
04
|
4º
ano
|
Honestidade,
Fidelidade e Fé
|
05
|
5º
ano
|
Ética
e Cidadania no convívio social – Bullying.
|
06
|
6º
ano
|
Escola
e Família – O papel da família e da Escola
na sociedade
|
07
|
7º
ano
|
Nossos(a)
alunos(a): cidadãos do presente e do futuro – Direitos e Deveres – ECA –
Estatuto do Idoso – Lei Maria da Penha – Inclusão dos Portadores de
Necessidades Especiais
|
08
|
8º
ano
|
Diferentes
grupos étnicos, sociais e religiosos – Racismo e Homofobia
|
09
|
9º
ano
|
Grupos
de Trabalho – Trabalhador Urbano e Rural – A Importância do Campo
|
Observação: Do
1º ao 4º ano o foco são os VALORES HUMANOS
Etapas e Procedimentos:
Etapa 1: Diagnóstico inicial
Levantamento
dos conhecimentos prévios por meio de roda de conversa sobre tema do projeto.
Elaboração do
Quadro de Cognição a seguir:
QUADRO DE
COGNIÇÃO:
QUADRO DE
COGNIÇÃO
|
||||
O
que
sabemos?
|
O
que queremos
saber?
|
Como
vamos
saber?
|
O
que vamos
fazer?
|
Quando
vamos
fazer?
|
RECURSOS
NECESSÁRIOS:
Materiais:
Livros paradidáticos
Textos impressos em folha sulfite ou xerocados
Recursos audiovisuais (notebook, projetor)
→ Vídeos: Que nem gente
grande (Ziraldo) – A fábula da Convivência – A Ilha
→ Animação: Horton e o
Mundo dos Quem
Recursos tecnológicos: calculadora, celular, gravador
e máquina fotográfica digitais
Panfletos comerciais variados
Humanos:
Secretaria Municipal de
Educação; Diretor(a) Escolar; Professores(a); Coordenadores(a) Pedagógicos;
Alunos(a); Pais e Comunidade Escolar.
AVALIAÇÃO:
O
processo avaliativo do projeto contemplar-se-á por forma:
Diagnóstica:
pela elaboração do Quadro de Cognição
Processual e contínua: dentro do período previsto, com caráter
interdisciplinar e a serviço do processo de ensino e aprendizagem, por meio de registros
reflexivos, rodas de conversa e
discussões, pesquisas, produções de textos coletivos e atividades escritas em
sala de aula ou extra-classe.
Cumulativa:
de caráter gradual, em que os envolvidos vão ampliando as possibilidades de
re-produção das ações, abrangendo os aspectos cognitivos, afetivos e
psicossociais .
Participativa:
por meio de observações e auto avaliações.
DIVULGAÇÃO E SOCUIALIZAÇÃO DO
PROJETO:
A
socialização do projeto será feita por meio de criação de vídeo, com fotos e
depoimentos, a ser disponibilizado por acesso à Internet, no blog de assinatura
do Professor Weliton de Paulo Pedrosa – www.wmpalestras.blogspot.com
BIBLIOGRAFIA:
APRESENTAÇÃO
DOS TEMAS TRANSVERSAIS
ADORNO,
T. W. A educação após Auschwitz. In:
COHN, G. (org.). Adorno. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São
Paulo: Ática, s/d.
APPLE,
M. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
__________.
Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
__________.
Repensando ideologia e currículo. A política do conhecimento oficial: faz
sentido a
idéia
de um currículo nacional? In: SILVA, T. T. e MOREIRA, A. F. Currículo, cultura
e sociedade.
São
Paulo: Cortez, 1995.
FAGUNDES, 2008
ÉTICA
ADLER,
A. Le tempérament nerveux. Paris: Payot, 1948.
AQUINO,
J. (org.). A indisciplina na sala de aula. São Paulo: Summus, 1996.
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS - APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS
ÉTICA
– Brasília/1997
Adaptação,
Criação e Elaboração:
Professor
Weliton de Paulo Pedrosa
(28)9915-7113
BOM TRABALHO!!!
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