terça-feira, 12 de março de 2013

Plano de Ensino















PLANO DE ENSINO – 2013 –  XXTRIMESTRE

IDENTIFICAÇÃO DO PLANO

Escola

Série/Ano

Área de Conhecimento

Disciplina

Professor(a)

Carga Horária Trimestral/Dias Letivos

CONTEÚDO BÁSICO COMUM – CBC
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
TÓPICOS/CONTEÚDOS/TEMAS



































INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NA ÁREA
Atividade(s)
Ponto(s) de Contato
Conteúdos/Temas
Área(s) de Contato

























Projeto(s)/Tema(s)
Descrição Básica do Projeto
Área(s) de Contato
Conteúdos/Temas/Disciplinas
Projeto Trimestral Interdisciplinar Ética e Cidadania

                                                                                     INTRODUÇÃO:
O Projeto Trimestral Interdisciplinar  - Ética e Cidadania, constitui uma proposta relevante para a escola e toda a comunidade escolar, constituído por trabalhos a serem expostos, dependendo de um projeto de classe ou grupo especificamente elaborado para o evento. O Projeto Trimestral Interdisciplinar  - Ética e Cidadania, proporciona aos(à) alunos(a) a liberdade de escolher e criar, ousando e conseguindo excelentes resultados, dando o melhor de si, superando todas as dificuldades e obstáculos. Os preparativos deverão ser feitos com bastante antecedência, onde cada sala vai definir o seu tema, discutindo a melhor forma de apresentá-lo. O tema  Projeto Trimestral Interdisciplinar  - Ética e Cidadania, com o lema Dando Lições de Vida, deve ter relação com os conteúdos do conhecimento acadêmico e que  aprende fora da sala de aula. Mesmo que os trabalhos exibidos não sejam tecnicamente bem resolvidos, o importante é a participação dos (a) alunos(a). Ética e Cidadania é uma proposta de trabalho que vem ampliar e subsidiar a formação da nossa sociedade e atitudes, com a intenção de desencadear ações de boa conduta na escola, a formação ética dos(a) alunos(a), fazer a análise e a reflexão sobre o nosso papel cotidiano no meio em que estamos inseridos e o fortalecimento da comunidade pela tomada de decisões e elaboração de decisões e elaboração de propostas coletivas com a inserção e inclusão de todos(a), independente de grupo social, étnico, religioso, orientação sexual, etc...
“Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais, se planejarmos para uma década, devemos plantar árvores, se planejarmos para toda a vida, devemos treinar e educar o homem.”
(Kwantsu, filósofo chinês, século III a.C.)

OBJETIVO:
O objetivo do Projeto Trimestral Interdisciplinar  - Ética e Cidadania, é dar oportunidade aos(à) alunos(a) de se aprofundarem em temas de seu interesse e mostrar seu potencial criativo aos(à) colegas, Professores(a), Pais e Comunidade.

Os projetos de aprendizagem são iniciados pelas certezas provisórias e  dúvidas temporárias dos aprendizes, vinculando aos seus saberes  prévios. Estas certezas correspondem  ao que naquele determinado momento da aprendizagem os alunos tomam como verdade sobre um assunto. As dúvidas são o que eles gostariam de aprender a mais sobre o assunto. Nada impede, e provavelmente irá ocorrer, que no  percurso dos projetos muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias.
(FAGUNDES, 2008)


DISCIPLINAS RESPONSÁVEIS:
Língua Portuguesa e História.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Matemática, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.

PÚBLICO ALVO:
Alunos  do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental  nos turnos oferecido pela Unidade de Ensino.

DURAÇÃO:
Aproximadamente um trimestre (1° Trimestre).

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
 A – Ler, escrever e produzir, com autonomia, em diferentes linguagens – verbal,  matemática, gráfica,artística, corporal, para interagir com o outro, expressando-se, interpretando, considerando a intencionalidade e usufruindo de diversas situações de comunicação.
 A1: Adequar a linguagem oral às diferentes situações comunicativas (mais formais e à intencionalidade).
 A2:  Expor, oralmente, com desenvoltura, temas estudados, individualmente ou em grupo.
 A3:  Adequar o discurso ao nível do conhecimento prévio de quem ouve, quanto ao vocabulário, às estruturas frasais e ao conteúdo.
 A4: Conferir significado aos textos por meio de elementos não-linguísticos.
 A5:  Ler, com autonomia, diferentes textos, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los. 
 A6: Identificar a funcionalidade da leitura de diversos textos no cotidiano.
 A7:  Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros, ajustados a objetivos e leitores determinados.
 A8: Desenvolver atitude crítica com relação à leitura e à produção de textos alheios ou próprios.
 A9: Aplicar conhecimentos sobre diversos gêneros de textos escritos à ampliação das possibilidades de comunicação e de expressão.
 A10: Articular a parte do texto já escrita ao planejamento da parte que ainda vai escrever, durante o processo de redação.
B  –  Adotar postura coerente e flexível diante das diferentes situações da realidade, questionando-a e buscando soluções, respaldando-se progressivamente numa consciência crítica e bem formada.
 B1: Compreender a funcionalidade das políticas administrativas, econômicas e sociais, para a qualidade de vida.        
                                                                                                                                                    
DESENVOLVIMENTO:
O trabalho acontece da seguinte forma; após a sensibilização   para a atividade o(a) aluno(a) traz de casa uma “novidade” para os(a) colegas ou uma reportagem, artigo   revista ou do próprio livro didático sobre o tema apresentado (Ética e Cidadania). O(a) Professor(a) representante (História e Língua Portuguesa – responsáveis, que exerce mais a função de Coordenador de idéias), interfere somente para reconduzir a discussão, quando ela desvirtua. Dessa forma, discute-se tudo o que se sabe a respeito do assunto. Vale aqui discutir, a formação da sociedade; o papel do homem e da mulher; diferentes grupos étnicos, sociais e religiosos; democracia; racismo; diversidade de gênero; direitos e deveres; saúde; meio ambiente; educação e orientação sexual; AIDS/DST’s; drogas; tecnologia; inclusão, etc... O que não ficou bem claro, é repesquisado até ser esclarecido. Dessas pesquisas,  surgem construção de textos, cartazes, murais, maquetes, projetos, “aulinhas” dadas pelos(a) próprios(a) alunos(a), até o assunto ser esgotado ou substituído por outro de maior interesse, e aí, finalmente, ser apresentado em “estandes” no dia da culminância, que constituirá em organizar um espaço (de acordo com a criatividade do grupo/sala/escola) onde os trabalhos serão expostos de maneira organizada, criativa e de fácil visualização e entendimento. Durante a apresentação dos trabalhos/projetos, fazer um rodízio de apresentadores/expositores para que não haja tumulto nos locais de apresentação. Além disso, os(a) Professores(a) representantes/responsáveis, ficarão responsáveis de montar e desmontar os trabalhos mediante organização sua junto da turma que irá se responsabilizar.
Ordem
Ano/Série
Atividade Desenvolvida
01
1º ano
Respeito Mútuo, Cooperação e Amizade
02
2º ano
Solidariedade, Diálogo e Generosidade
03
3º ano
Justiça, Prudência e Mansidão
04
4º ano
Honestidade, Fidelidade e Fé
05
5º ano
Ética e Cidadania no convívio social – Bullying.
06
6º ano
Escola e Família – O papel da família e da Escola  na sociedade
07
7º ano
Nossos(a) alunos(a): cidadãos do presente e do futuro – Direitos e Deveres – ECA – Estatuto do Idoso – Lei Maria da Penha – Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais
08
8º ano
Diferentes grupos étnicos, sociais e religiosos – Racismo e Homofobia
09
9º ano
Grupos de Trabalho – Trabalhador Urbano e Rural – A Importância do Campo
Observação: Do 1º ao 4º ano o foco são os VALORES HUMANOS

Etapas  e Procedimentos:
 Etapa 1: Diagnóstico inicial
 Levantamento dos conhecimentos prévios por meio de roda de conversa sobre tema do projeto.
 Elaboração do Quadro de Cognição a seguir:
QUADRO DE COGNIÇÃO:
QUADRO DE COGNIÇÃO
O que
sabemos?







O que queremos
saber?
Como vamos
saber?
O que vamos
fazer?
Quando vamos
fazer?

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Materiais:
  Livros paradidáticos
 Textos impressos em folha sulfite ou xerocados
 Recursos audiovisuais (notebook,  projetor)
→ Vídeos: Que nem gente grande (Ziraldo) – A fábula da Convivência – A Ilha
→ Animação: Horton e o Mundo dos Quem
 Recursos tecnológicos: calculadora, celular, gravador e  máquina fotográfica digitais
 Panfletos comerciais variados

Humanos:
Secretaria Municipal de Educação; Diretor(a) Escolar; Professores(a); Coordenadores(a) Pedagógicos; Alunos(a);  Pais e Comunidade Escolar.

AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo do projeto contemplar-se-á por forma:
 Diagnóstica: pela elaboração do Quadro de Cognição  Processual e contínua: dentro do período previsto, com caráter interdisciplinar e a serviço do processo de ensino e aprendizagem, por meio de registros reflexivos, rodas de  conversa e discussões, pesquisas, produções de textos coletivos e atividades escritas em sala de aula ou extra-classe.
Cumulativa: de caráter gradual, em que os envolvidos vão ampliando as possibilidades de re-produção das ações, abrangendo os aspectos cognitivos, afetivos e psicossociais .
 Participativa: por meio de observações e auto avaliações.


DIVULGAÇÃO E SOCUIALIZAÇÃO DO PROJETO:
A socialização do projeto será feita por meio de criação de vídeo, com fotos e depoimentos, a ser disponibilizado por acesso à Internet, no blog de assinatura do Professor Weliton de Paulo Pedrosa – www.wmpalestras.blogspot.com


BIBLIOGRAFIA:
APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS
ADORNO, T. W. A educação após Auschwitz. In: COHN, G. (org.). Adorno. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, s/d.
APPLE, M. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
__________. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
__________. Repensando ideologia e currículo. A política do conhecimento oficial: faz sentido a
idéia de um currículo nacional? In: SILVA, T. T. e MOREIRA, A. F. Currículo, cultura e sociedade.
São Paulo: Cortez, 1995.
FAGUNDES, 2008
ÉTICA
ADLER, A. Le tempérament nerveux. Paris: Payot, 1948.
AQUINO, J. (org.). A indisciplina na sala de aula. São Paulo: Summus, 1996.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS
ÉTICA – Brasília/1997



PROJETO TRIMESTRAL INTERDISCIPLINAR MEIO AMBIENTE NA ESCOLA

TEMA : Seja a mudança que você quer no mundo
LEMA: Mentes recicladas, meio ambiente preservado

JUSTIFICATIVA:

As Escolas da Rede Municipal de Ensino de Apiacá/ES  em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o(a) aluno(a) está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.. Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas. A E.A. é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores”.                                                                                                       (OLIVEIRA, 1990,p.18)                                                                                                                                 
Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a E.A. abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade. Não adianta um(a) aluno(a) tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto. O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia a dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.                                                                
OBJETIVO GERAL:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os(a) alunos(a) e os(a) professores(a), entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
· Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
· Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
· Conscientizar o(a) aluno(a)  para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
· Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
· Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
. Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
· Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
· Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
· Capacitar os(a) alunos(a) para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
· Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.
·Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
PÚBLICO ALVO:
Alunos(a)  do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental  nos turnos oferecido pela Unidade de Ensino.
DURAÇÃO: DISCIPLINAS RESPONSÁVEIS:
Matemática e Ciências.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.
ESTRATÉGIAS I: 
a) Procurar ajuda a órgãos, como a Emater e Secretaria Municipal de Meio Ambiente,              para construir cisternas de captação.
b) Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
c) Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
d) Campanhas para a diminuição do uso  de embalagens plásticas, etc.
e) Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
f) Oficinas (sabão, sacolas, etc)
g) Livro de receitas alternativas.
h) Palestras.
i)Releitura de obras de pintores.
j) Paródias.
l) Trilha ecológica.
m) Compostagem: minhocário.
n) Visita ao aterro sanitário – lixão (quando este existir).
o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
p) Assistir documentários.
q) Trabalho de campo.
r) Reciclagem de papel.
ESTRATÉGIAS II: 
1.        Momento de sensibilização (desperdício de água e energia na escola, lixo nos arredores da Escola);
2.        Monitores de sala (fotografar todos os dias as salas de aula, detectar sujeira);
3.        Comenda por sala (atribuir premiação às salas que mais participarem nas atividades propostas pelo projeto na preservação do ambiente escolar);
4.        Oficinas de Reciclagem: Garrafas peti; Vidros; Papel ( cada sala confeccionará um cesto de lixo de papel ); Óleo da sobra da cozinha (fazer sabão); Produção de adubo orgânico (restos de comida da cozinha ).
5.        Palestras com Professores(a) da escola: Meio ambiente; Relações Interpessoais; Sustentabilidade; Reutilização de lixo;
6.        Passeata sem panfletagem (distribuição de sementes e fitinhas c/ logomarca do projeto) será feita com toda Escola, com carro de som;
7.        Apresentação de peça de teatro ambiental;
8.        Concurso da logomarca (todos os alunos da escola participarão);
9.        Concurso de poesia;
10.     Concurso de vídeo;
11.     Concurso de HQ;
12.     Concurso de paródia;
13.     Criação de horta (1º , 2º e 3º Anos);
14.     Criação de um jardim (4º e 5º  Anos);
15.     Plantio de árvores (1 planta por sala 6º ao 9º Anos);
16.     Criação do 1º Estatuto de Preservação Ambiental da Escola;
17.     Utilização de redes sociais (criação de frases, textos para divulgar o projeto) twitter, facebook, jornais, blogs, tv. Observação: A Escola abrirá inscrições para os concursos e as oficinas.
18.     Criação de uma cartilha com atividades do projeto por turma;
19.     Concurso de painéis com a arte do grafite sobre o tema.
ATIVIDADES: CRONOGRAMA DE TAREFAS PARA TODAS AS TURMAS: Plantar uma árvore; Catalogá-la (nome científico); Fazer a placa da planta para sua identificação de madeira; Irrigar a planta todos os dias; Participar da passeata; Fazer um cesto para a coleta de papel; Participar das redes sociais; Realizar as tarefas individuais para cada sala; Cada aluno(a) receberá uma cartilha com as atividades do projeto que vai ser desenvolvida em cada sala. Concursos aberto a todas as turmas: Poesia; Vídeo; HQ; Paródia; Pintura em painéis.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Materiais:
  Livros paradidáticos
 Textos impressos em folha sulfite ou xerocados
 Recursos audiovisuais (notebook,  projetor)
→ Vídeos: O Dia Depois de Amanhã; Em Terreno Selvagem; Tayná dentre outros.
→ Animação:  A Era do Gelo II e Happy Feet II.
 Recursos tecnológicos:  celular, gravador e  máquina fotográfica digitais
 Panfletos comerciais variados

Humanos:
Secretaria Municipal de Educação; Diretor(a) Escolar; Professores(a); Coordenadores(a) Pedagógicos; Alunos(a);  Pais e Comunidade Escolar.

AVALIAÇÃO:
A Avaliação será contínua durante todo o decorrer do projeto. O(a) aluno(a) será avaliado através do interesse e da participação durante as atividades. De acordo com o desenvolvimento de cada aluno(a), eles receberão em sua Cartilha um “selo verde” que será convertido numa nota de conceito de acordo com os critérios de cada professor(a). Um projeto na área ambiental não pode ser avaliado de quantitativamente, mas essencialmente qualitativamente, ou seja, quando percebermos que mudanças de comportamento ocorrerem, então o projeto estará apresentando os seus resultados. Educação ambiental implica mudanças de atitudes, nova visão sobre o papel de cada indivíduo no corpo social. Por fim, nossa proposta tem início, processo, mas nunca fim, pois a necessidade de continuar impede um ponto final.

DIVULGAÇÃO E SOCUIALIZAÇÃO DO PROJETO:
A socialização do projeto será feita por meio de criação de vídeo, com fotos e depoimentos, a ser disponibilizado por acesso à Internet, no blog de assinatura do Professor Weliton de Paulo Pedrosa – www.wmpalestras.blogspot.com

BIBLIOGRAFIA:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – MEIO AMBIENTE NA ESCOLA – Brasília/1997.


Projeto Trimestral Interdisciplinar - Pluralidade Cultural

JUSTIFICATIVA:É notável que em sua composição populacional, o Brasil desconhece a si mesmo . É comum prevalecerem vários estereótipos, tanto regionais como em relação a grupos étnicos, sociais e culturais.
Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica. Na escola, muitas vezes há manifestação de racismo, discriminação social e étnica, por parte de professores(a) de alunos(a) da equipe escolar ainda que de maneira involuntária ou inconsciente. Isso caracteriza violação dos direitos dos(a) alunos(a), professores(a) e funcionários discriminados influenciando nos processos educacionais devido ao constrangimento a que essas pessoas são expostas. Em resposta a esse problema sancionada a lei 10.639 de 9 de janeiro 2003 artigo 26 A nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira.
[...] Meu papel – e este é um termo por demais pomposo – consiste em mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam,[...] (Michel Foucault);
OBJETIVO GERAL:
Através desse projeto queremos oportunizar aos(à) alunos(a) o conhecimento da pluralidade cultural, de suas origens como brasileiro e como participantes de grupos culturais específicos, propiciando a esses(a) alunos(a) a compreensão de seu próprio valor promovendo sua auto estima como ser humano pleno e digno.OBJETIVO ESPECIFICO:
· Conhecer a diversidade do Patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando o respeito para com as pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural com um direito dos povos e dos indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.
· Compreender a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de todos, que contribui para a percepção do campo de possibilidades individuais,coletivas,comunitárias e nacionais.
· Valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.
· Valorização do ponto de vista de grupos sociais para compreensão dos processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.
· Conhecimento, respeito e valorização das diferentes linguagens pelas quais se expressa a pluralidade cultural.

· Levantamento e valorização das formas de produção cultural mediadas pela tradição ora envolvendo pesquisas do cunho literário e junto à comunidade.
· Relatos de descendentes indígenas, escravos, imigrantes, MST’s, sacerdotes de diferentes cultos não constantes na nossa história.
· Conhecimento dos usos e costumes de diferentes grupos sociais em trajetória histórica;

· Conhecimento e compreensão da produção artística como expressão de identidade etnocultural.
·  Conhecimento de compreensão da língua como fator de identidade na interação sócio-política e cultural – bilingüismos, multilingüismos processos de aquisição de uma segunda língua – colônias de imigrantes.

· Relevância sócio/cultural e política, considerando a necessidade e a importância da atuação da escola em fornecer informações básica que permita conhecer a ampla diversidade sócio/cultural brasileira, divulgar contribuições dessas diferentes culturas presentes no território nacional e eliminar conceito errados, culturalmente disseminados acerca de povos e grupos humanos que constituem o Brasil.

· A possibilidade de desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo, aos Direitos Universais da Pessoa Humana e aos direitos estabelecidos na Constituição Federal.
· A possibilidade de que os(a) alunos(a) compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sócio/cultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.
· A adequação às características de organização, limites e possibilidades do ensino fundamental.

· Compreensão da organização familiar como instituição em transformação com o mundo contemporâneo.


BLOCO DE CONTEÙDO:
A-
·Pluralidade Cultural e a vida dos(a) adolescentes no Brasil.

·Conhecimento das origens continentais das diferentes populações do Brasil.

· Análise das influências históricas do mercado de trabalho na modalidade dos diferentes grupos humanos que formam o Brasil e levantamento de dados populacionais.

· Levantamento de análise da contribuição das diversas heranças etnoculturais, como mecanismos de resistência ante as políticas explicitas de homogeneização da população que houveram no passado

·Filmes: Hitler, Mussolini, Olga etc.
·Conhecimento, análise e valorização de visões de mundo, relações com a natureza e com o corpo, em diferentes culturas.
·Prática e valorização dos Direitos.
· Valorização da possibilidade de mudança como obra humana coletiva conhecimento dos instrumentos disponíveis para fortalecimento da cidadania - consulta de documentos jurídicos nacionais, declarações internacionais.



B- Critério Seleção dos Conteúdos:
Relevância Sócio e Cultural e político, considerando a necessidade e a importância da atuação da escola em fornecer informação básica que permita conhecer a ampla diversidade sócio e cultural brasileira, divulgar contribuições dessas diferentes culturas presentes no território nacional e eliminar conceito errados, culturalmente disseminados, acerca de povos e grupos humanos que constituem o Brasil;
A possibilidade de desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo, aos Direitos estabelecidos na constituição Federal;
A possibilidade de que os(a) alunos(a) compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática; A adequação às características de organização, limites e possibilidades do ensino fundamental; Compreensão da organização familiar como instituição em transformação com o mundo contemporânea.
Conteúdos/Disciplinas:

Língua Portuguesa e Literatura
· Realizar com os(a) alunos(a) estudos e pesquisas de países que falam a língua portuguesa. O que os une? Quais as razões ? Atualmente como estão estes países? Diferenças do Português falado e escrito entre eles. Exemplos: Na alimentação: vatapá, acarajé, caruru,canjica,etc. Na música: os instrumentos musicais, maracá, cuíca, atabaque, reco-reco, agogô. Na religião: umbanda e candomblé.
· Após debates em sala, a partir de textos trabalhados com os alunos, solicitar que produzam textos sobre temas como: o racismo no Brasil, a presença do negro na mídia, políticas afirmativas, cotas, mercado de trabalho, etc.
· Trabalhar com as implicações da carga pejorativa atribuída ao termo negro e outras expressões do vocabulário.


· Realizar com os(a) alunos(a) estudos de obras literárias de escritores negros como Cruz e Souza; Lima Barreto.Machado de Assis; Solano Trindade, etc. destacando a contribuição do povo negro à cultura nacional.
· .Nossos cantores e compositores negros: A Cultura Africana e Afro-brasileira e as Artes Plásticas: máscaras, esculturas (argila, madeira, metal); ornamentos; tapeçaria; tecelagem; pintura corporal; estamparia;
· Artistas plásticos como Mestre Didi (Bahia-Brasil) e a presença/influência da arte africana nas obras de artistas contemporâneos.
 
Ciências

· Contribuições dos povos africanos e de seus descendentes para os avanços da Ciência e da Tecnologia;
· Análise e reflexão sobre o panorama da saúde dos africanos, in loco. Essa análise deve considerar os aspectos políticos, econômicos, ambientais, culturais e sociais intrínsecos à referida situação. Neste sentido, o(a) professor(a) de Ciências pode abordar os conflitos entre epidemias/endemias e o atendimento à saúde, entre as doenças e as condições de higiene proporcionadas a população bem como o índice de desenvolvimento humano (IDH).

Educação Física
·As danças e suas manifestações corporais na cultura Afro- Brasileira;
·Os brinquedos e brincadeiras na cultura africana e sua significação nas práticas corporais afro-brasileiras;
·Os jogos praticados no Brasil pelos afro-descendentes e africanos numa perspectiva histórica;
· A capoeira, seus significados e sentidos no contexto histórico-social, como elemento da cultura corporal;
· Através da capoeira é possível resgatar toda historicidade do negro, desde o momento em que foi retirado do continente africano. São exemplos significativos as suas danças de guerra, caça, festas, como a da puberdade e as grandes caminhadas pelas florestas. Tais elementos representam subsídios na construção de propostas para o trabalho pedagógico nas escolas.

Matemática

· Análise dos dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por cor, renda e escolaridade no país e no município.
·Analisar pesquisas relacionadas ao negro e mercado de trabalho no país.
·Realizar com os(a) alunos(a) pesquisas de dados no município com relação à população negra.



História

· A democracia racial: que se forjou na sociedade brasileira, mascarando o tratamento desigual destinado aos afro-descendentes: sugere-se para a disciplina de História, entre outros, o trabalho com os seguintes temas :
· Estudo dos grandes reinos africanos, as organizações culturais, políticas e sociais de Mali, do Congo, do Zimbabwe, do Egito, entre outros;
·Dos povos escravizados trazidos para o Brasil pelo tráfico negreiro e as conseqüências da Diáspora Africana;
· Das resistências do povo negro (Quilombos, Revolta dos Malês, Canudos, Revolta da chibata e todas as formas de negociação e conflito);                                                                                                                    05
·Da promulgação da Lei de Terras e do fim do Tráfico negreiro (1850) e o impacto das ideologias de branqueamento (darwinismo social) sobre o processo de imigração européia;
·Dos remanescentes de quilombos, sua cultura material e imaterial;
·Da frente Negra Brasileira, no início dos anos 30, criada em São Paulo:
·Do significado da data 20 de novembro, repensando o 13 de maio.


Geografia

·População brasileira :miscigenação de povos;
·A contribuição espacial da população afro-descendente no Brasil;
·Questões relativas ao trabalho e renda;
·A origem dos grupos étnicos que foram trazidos para o Brasil ( a rota da escravidão );
· Localiza e no mapa e pesquisar sobre a atualidade de alguns países (como vivem, população idioma, economia, cultura história,música religião)
· Discussões a respeito de práticas de segregação racial, como as acontecidas, por exemplo na África do Sul, e no Estados Unidos da América.

Artes

· A contribuição artística da cultura africana na formação da Música Popular Brasileira: origem do Batuque, do Lundu e do Samba, entre outros;
·Poética musical envolvendo a temática do negro;

Culminância:

 Peças teatrais;
· Mostrar a cultura através da dança e música;
· Exposição de trabalhos.

 RECURSOS NECESSÁRIOS:
Materiais:
  Livros paradidáticos
 Textos impressos em folha sulfite ou xerocados
 Recursos audiovisuais (notebook,  projetor)
Recursos tecnológicos:  celular, gravador e  máquina fotográfica digitais
 Panfletos comerciais variados

Humanos:
Secretaria Municipal de Educação; Diretor(a) Escolar; Professores(a); Coordenadores(a) Pedagógicos; Alunos(a);  Pais e Comunidade Escolar.


AVALIAÇÃO:
A Avaliação será contínua durante todo o decorrer do projeto. O(a) aluno(a) será avaliado através do interesse e da participação durante as atividades. De acordo com o desenvolvimento de cada aluno(a), eles receberão em sua Cartilha um “selo verde” que será convertido numa nota de conceito de acordo com os critérios de cada professor(a). Um projeto na área ambiental não pode ser avaliado de quantitativamente, mas essencialmente qualitativamente, ou seja, quando percebermos que mudanças de comportamento ocorrerem, então o projeto estará apresentando os seus resultados. Educação ambiental implica mudanças de atitudes, nova visão sobre o papel de cada indivíduo no corpo social. Por fim, nossa proposta tem início, processo, mas nunca fim, pois a necessidade de continuar impede um ponto final.

DIVULGAÇÃO E SOCUIALIZAÇÃO DO PROJETO:
A socialização do projeto será feita por meio de criação de vídeo, com fotos e depoimentos, a ser disponibilizado por acesso à Internet, no blog de assinatura do Professor Weliton de Paulo Pedrosa – www.wmpalestras.blogspot.com

PÚBLICO ALVO:
Alunos(a)  do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental  nos turnos oferecido pela Unidade de Ensino.

DURAÇÃO: DISCIPLINAS RESPONSÁVEIS:
Geografia,  Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Matemática, História e Ciências.

BIBLIOGRAFIA:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Pluralidade Cultural e Orientação Sexual – Brasília/1997.
















MATERIAL(AIS) DE APOIO PEDAGÓGICO

Especificação do(s) Material(ais)

Quantidade

























Especificar a utilização do(s) material(ais) que não faz(em) parte do dia a dia da sala de aula.

PROPOSTA(S) DE AVALIAÇÃO(ÕES)
















Apresentar os procedimentos utilizados para avaliação no decorrer do trimestre.

ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E/OU TRIMESTRAL

Estratégias/Atividades

Carga Horária

Pontuação

































Indicar como será feita a recuperação paralela e/ou trimestral.

BIBLIOGRAFIA/ FONTES DE PESQUISA










Relacionar os livros, CDs, textos, vídeos, sites da Internet, revistas, secções de jornais ou programas de TV que tenham relação com os conteúdos a serem trabalhados, que serão utilizados ou que podem ser consultados.


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Assinatura do(a) Diretor(a) Escolar e/ou Pedagogo

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