quinta-feira, 21 de março de 2013

SAUDAÇÃO!!!













Seja bem vindo(a) ao meu blog! 
Aqui neste cantinho você Professor(a) encontrará um pouquinho de tudo relacionado à Educação, como atividades, projetos, reflexões, mensagens, colorir, textos informativos... Espero que goste e que aproveite os materiais nele contido e que seja aproveitado da melhor maneira possível. Deixe seu comentário, sua crítica ou sugestão. 

Obrigado pela visita e volte outras vezes! 

Atenciosamente. 

Professor Welitton de Paulo Pedrosa

Valores Humanos
















 






Deveres dos Cidadãos


Todas as pessoas têm garantidos os mesmos direitos, mas têm também obrigações a cumprir. A vida em sociedade exige o cumprimento de certas regras, que são os deveres. Afinal, do mesmo modo que têm direitos, todas as pessoas têm também obrigações.  Respeitar as outras pessoas, suas escolhas e opiniões é uma delas. Discriminar alguém, seja qual for a razão, é considerado crime e pode ser até motivo de prisão.
Jogar lixo nos lugares apropriados, preservar a natureza e pagar impostos são deveres de todos nós.

O que é Cidadania?



http://1.bp.blogspot.com/_RtuFwaGgWIM/Sm3-co5z4cI/AAAAAAAABp0/6Ir4rniXkkU/s320/cidadania_1.1.jpg
Nosso planeta é muito grande e tem mais de 6 bilhões de pessoas, umas diferentes das outras. Todos nós temos uma série de direitos para nos proteger e ao mesmo tempo deveres a cumprir. Fazer valer nossos direitos e agir de acordo com nossos deveres é o que nos torna cidadãos. Mas o ser humano só chegou a essa situação à medida que foi percebendo que precisava viver junto com outras pessoas, em uma sociedade.


Grandes Nomes


Algumas pessoas foram capazes de chamar a atenção do mundo para a importância do respeito aos direitos humanos. Suas conquistas mudaram a nossa história e ficaram como uma lição para ser aproveitada por todos. Com suas ações, essas pessoas aceleraram os passos da humanidade em direção a uma vida melhor, combatendo a fome, a discriminação racial, a miséria e a guerra.

Betinho - O sociólogo Herbert de Souza, ou simplesmente Betinho, como ficou conhecido, foi o principal líder da campanha contra a miséria e a fome. O fator mais positivo dessa iniciativa, também chamada de Ação Solidária, foi mobilizar o Brasil inteveio na doação de alimentos.
http://opinativas.files.wordpress.com/2007/08/betinho.jpg


Trabalhando Valores e Virtudes na Escola













"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se em ver a vida passar. É melhor tentar ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver."

Martin Luther King
* * * Educação do caráter a partir de valores e virtudes ***





O que são valores?
São fundamentos éticos e morais “que consideramos importantes em nossas vidas. Valorizar alguma coisa significa dar-lhe importância. Naturalmente, pessoas diferentes terão valores diferentes” (O’Connor e Seymour, 1996, p. 107). De acordo com Anthony Robbins (2001, pp. 317 e 318), valores “são simplesmente suas próprias crenças, pessoais e individuais, sobre o que é mais importante para você. Seus valores são seus sistemas de crenças sobre certo, errado, bom e mau”.



O que são virtudes?

Virtude é uma disposição estável para praticar o bem; revela mais do que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.


Como desenvolver valores e virtudes na Educação Infantil?


              


Os Jogos Cooperativos surgiram, da reflexão do quanto a cultura ocidental principalmente, valoriza excessivamente o individualismo e a competição.
Na verdade, os Jogos Cooperativos, não são novidade, segundo Terry Orlick "começaram a milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida". Segundo Fábio Brotto, "alguns povos ancestrais, como os Inut(Alasca), Aborígenes(Austrália), Tasaday(África), Arapesh(nova Guiné), os índios norte americanos, brasileiros, entre outros, ainda praticam a vida cooperativamente através da dança, do jogo e outros rituais. Portanto, os Jogos Cooperativos, sempre existiram consciente ou inconscientemente." Sua sistemização, ocorreu a partir de vivências e experiências, na década de 50 nos Estados Unidos, através do trabalho pioneiro de Ted Lentz. Desde então, estudos e programas expandiram-se para muitos países principalmente Canadá, Venezuela, Escócia e Austrália. Hoje, sabe-se de muitos outros que desenvolvem trabalhos com os Jogos Cooperativos de forma profunda e cada vez mais ampla. 
Um dos percursores dos Jogos Cooperativos é Terry Orlick, da Universidade de Ottawa no Canadá, que em 78 publicou o livro "Winning Throught Cooperation" ( Editado em português como "Vencendo a Competição) obra reconhecida mundialmente, como uma das principais fontes de inspiração e compreensão dos Jogos Cooperativos. Segundo 
Terry Orlick, "a diferença principal entre Jogos Cooperativos e competitivos é que nos Jogos Cooperativos todo mundo coopera e todos ganham, pois tais jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. Eles também reforçam a confiança em si mesmo, como uma pessoa digna e de valor." 
A partir de 1980, iniciaram-se os primeiros passos para integrar os Jogos Cooperativos no Brasil, onde podemos destacar Fábio Otuzi Brotto, como seu principal representante. (ver entrevista pg 7) . 
Inicialmente, esses jogos tiveram maior repercussão dentro de programas de Graduação e Pós graduação em Educação Física, atualmente, experimenta-se essa proposta em diversas áreas; como no esporte em geral, em Pedagogia, Administração de Empresas, Psicologia, Filosofia, Movimentos Comunitários, ONGS, Saúde, Desenvolvimento do Potencial Humano e tantas outras, sendo desenvolvidos com pessoas e grupos muito diversificados e de todas as idades. Em 2000 iniciou-se no Brasil na cidade de Santos –SP, o curso de Pós Graduação em Jogos Cooperativos o qual hoje está em sua segunda turma.

                               Por meio de histórias é no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias. A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambiguidade e pluralidade”.

                                  Por meio do exemplo: Aspecto Prático da Virtude - Além do aspecto teórico da sua conceituação, estritamente conexo com o sistema filosófico no qual se enquadra a Ética, apresenta um aspecto prático de vivo e permanente interesse: como formar e desenvolver a virtude. É o campo da Psicologia Educacional e da Pedagogia. No educador exige antes de tudo o bom exemplo, tão necessário, especialmente no trato com as crianças, incapazes de longos raciocínios e vivamente levadas à imitação”. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo)

Questionar os alunos sobre o que são virtudes. E o oposto de virtude?
VIRTUDE é tudo aquilo que ajuda na evolução.
VÍCIO é tudo aquilo que atrasa a evolução.

O(A) Professor(a) deve explicar aos alunos que virtude é tudo aquilo que definitivamente adquirimos, jamais deixamos de possuir. Assim, não perdemos paciência, fraternidade, amor, caridade, tolerância, idealismo, determinação, coragem e outras tantas conquistas nobres e sublimes, quando realmente as detemos.

Montar um cartaz em papel pardo com colagens que representem as virtudes estudadas. Para tanto, o(a) professor(a) deve levar revistas e/ou jornais. Interessante incentivá-los a escreverem mensagens positivas no painel para que o mesmo possa ser mostrado aos pais, a fim de que conheçam o que foi estudado.


Qual a mais meritória de todas as virtudes?
Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas a sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada”.

Como podemos vencer os males do mundo?

“Os males deste mundo estão na razão das necessidades artificiais que criais para vós mesmos. Aquele que sabe limitar os seus desejos, e ver sem cobiça o que está fora das suas possibilidades, poupa-se a muitos aborrecimentos nesta vida. O mais rico é aquele que tem menos necessidades.”

Questionar os alunos sobre o que são virtudes e paixões.
* Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más? As paixões são como um cavalo, que é útil quando governado. Reconhecei, pois, que uma paixão se torna perigosa no momento em que deixais de poder governá-la, e quando resulta num prejuízo qualquer para vós ou para outro”.

* Como definir o orgulho?
“O Orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. E o que acontece, então ? Entregai-vos à cólera”. ( Bem Aventurados os Brandos e Pacíficos - A Cólera.)

* Como trabalhar as paixões carnais?
Que tipos de paixões poderemos ter? A professora pode comentar que as paixões são boas para dar estímulo ao nosso desenvolvimento, mas devemos ter equilíbrio, que vai sendo adquirido com o tempo. Pode-se mencionar as paixões comuns, como videogame, leitura, esporte, comida, assistir a TV, etc. A professora pode dividir a seguinte passagem do Evangelho para elucidar essa questão: “Aquele que não encontra a felicidade senão na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz quando não os pode satisfazer, enquanto que aquele que não se interessa pelo supérfluo se sente feliz com aquilo que, para os outros, constituiria infortúnio”.

Existem muitas formas de ensinarmos virtudes para as crianças. Uma delas é através de dinâmicas.

Jogo: “ADIVINHA”
Para esta dinâmica dar certo, a professora deverá escrever o nome das virtudes em papéis individuais, antes da aula começar. Cada criança irá receber uma virtude, mas ela/ele não poderá saber qual a sua virtude... A professora irá pedir o auxílio das outras crianças para grudar o papel com o nome da virtude nas costas de cada criança sem que a mesma veja o nome da virtude. Peça a cooperação de todos para que a dinâmica fique bem divertida desde o início.  A dinâmica começa quando todos possuírem a sua respectiva virtude grudada nas costas. Assim que a professora dizer ‘começa’, cada criança irá pedir o auxílio dos colegas perguntando informações/exemplos até que ela/ele descubra qual a virtude que tem grudada nas suas costas. A dinâmica somente termina quando todas as crianças descobrirem o nome da sua virtude. A professora deverá auxiliar as crianças que tiverem dificuldade com a dinâmica. Pode-se dizer, por exemplo, que a virtude inicia com a letra P (paciência) ou termina com GEM (coragem).

Jogo: "MEMÓRIA"

Contém: Peças com letras e peças com palavras (virtudes)

Regras: Sentar em roda e dispor as peças viradas para cima. Os participantes terão 1 minuto para visualizarem as peças. Virar então rapidamente todas as peças para baixo, tomando cuidado para não tirar nenhuma peça do lugar. Cada um, na sua vez, tentará encontrar as peças que formam par. (Ex.:letra T - palavra TOLERÂNCIA). Quando conseguir acertar, pega o par para si e joga novamente até que erre e passe a vez. Quando não acertar, passa a vez para o participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver mais pares no final.





ATIVIDADES PARA TRABALHAR MINHA ESCOLA





















Cartazes - Turma da Mônica: Ética e Cidadania



Um por todos e todos por um!






Importante tema para ser abordado e debatido em sala de aula com nossas crianças e adolescentes. A ética e a cidadania. Com esse material da Turma da Mônica podemos tratar o tema de forma lúdica e de fácil compreensão.


quinta-feira, 14 de março de 2013

OUTONO













INÍCIO DO OUTONO


     O outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (excepto nas regiões próximas ao equador).
     O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de setembro e termina a 21 ou 22 de dezembro. O "Outono austral" tem início, no hemisfério sul, a 20 de março e termina a 20 ou 21 de junho.

Material de Apoio






SUGESTÃO: Pode-se utilizar nesta atividade gravetos e folhas secas.

SUGESTÃO: Fazer um concurso de desenhos entre os alunos que melhor ilustra a chegada do outono, e ao final o vencedor pode receber uma cesta de frutas como premiação.

VAMOS APROVEITAR QUE OUTONO É A ESTAÇÃO DAS FRUTAS VAMOS FAZER UMA MARAVILHOSA SALADA DE FRUTAS COM NOSSOS ALUNOS.  DICA: PEÇA QUE CADA ALUNO TRAGA UMA FRUTA DIFERENTE, E NA SALA DE AULA VOCÊ PROFESSOR JUNTAMENTE COM OS ALUNOS VÃO MONTANDO A SALADA DE FRUTAS. NO FINAL COLOQUE EM COPINHOS DESCARTÁVEIS PARA CADA ALUNO. FICARA MUITO MAIS PRATICO.  DEPOIS DA SALADA DE FRUTAS , VAMOS APROVEITAR AS IDEIAS CRIATIVAS E FAZER UM DESTES TRABALHOS EM SALA COM OS ALUNOS. FICARA UMA AULA BEM DINÂMICA. EU GARANTO.


BOM TRABALHO PROFESSORES(A)!!!

15 de março - Dia da Escola









PROJETO INTERDISCIPLINAR CONHECER PARA VALORIZAR A HISTÓRIA E ANIVERSÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DE LOURDES ALVES

TEMA: “AQUI  EU VOU APRENDER A VIVER COM MATURIDADE E AUTONOMIA”

INTRODUÇÃO
O presente projeto “Conhecer para valorizar a história e aniversário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Alves”, versará sobre o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de sua trajetória, uma vez que, ao longo da vida acadêmica o educando desse estabelecimento, tem uma rotina organizada com as atividades propostas e planejada pelo corpo docente, tais trabalhos vão além do mero conteúdo em sala de aula, pois a escola assumiu um compromisso social, integrador e transformador do sujeito. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Alves aparece desde muito cedo como um dos espaços que orienta as suas ações no dia a dia. Sendo tão acostumados a esse tipo de situação, pode-se imaginar que muitos educandos propaguem os valores fundamentais a vida do ser que a escola tem trabalhado. Por todo esse trabalho árduo e contínuo é que o projeto abrangerá todo o corpo escolar, ou seja, docentes, discentes, administrativos, conselho escolar e comunidade. Assim sendo, todos ficarão informados sobre a história do educandário. Portanto, o projeto vem enriquecer as práticas pedagógicas e os elo de afetos entre todos os participantes, incentivando a participação, responsabilidade para com o patrimônio público.

JUSTIFICATIVA
O interesse em desenvolver esse projeto surgiu da necessidade de resgatar a história e aniversário da escola para sensibilizar os alunos e a comunidade a empenhar-se em todas as atividades do referido educandário. Os trabalhos de pesquisa e organização serão organizados pela equipe escolar: professores, alunos, merendeiras, sérvios gerais, administrativos dos três turnos: matutino, vespertino, noturno no dia 18 de março de 2013.

OBJETIVO GERAL
Oportunizar a comunidade escolar momento de interação e entretenimento a partir das atividades de valorização do tempo de existência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Alves na formação de alunos críticos, participantes e comprometidos com a transformação sociedade em que estão inseridos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Realizar o passeio ciclístico com o intuito de proporcionar entretenimento à comunidade escolar, bem como divulgar a sociedade apiacaense os projetos desenvolvidos na escola.
 Promover a inclusão da comunidade escolar explorando a história do patrono e correlacionando com a história do educandário.   
 Com o objetivo de oportunizar a comunidade escolar o estreitamento dos laços de integração e a socialização.


  DESENVOLVIMENTO
Os trabalhos serão desenvolvidos pelos alunos e professores dos turnos matutino, vespertino e noturno com os seguintes direcionamentos:
Turno matutino ficará encarregado de construir dois painéis: Painel 1- contendo os dados alusivos a metas, projetos e rendimento da escola; Painel 2 – Biografia do fundador da escola. Aulas expositivas com dados da escola. Confecção de maquete da escola. Homenagem para escola em forma de poesia com alunos. Música  "Happy birthday to you", regido pelo(a) Professor(a) de Língua Estrangeira.

Turno Vespertino ficará responsável pelos painéis: Painel 3 – contendo os dados gestores, desde a primeira Diretora Escolar até a Direção atual; Painel 4 – Com as fotos de todas as atividades socioeducativas e projetos desenvolvidos, torneios e danças. Apresentar a música “Parabéns pra Você” em anexo. Reforçar as etapas de criação de um texto, de acordo com o nível de cada turma. Preservar o bem público.
Alunos entregando presentes para a Escola, presentes estes que vão de A a Z:
A- aprendizagem, B- beleza, C- cuidado, D- dedicação, E- estudo, F- felicidade, etc utilizando a linguagem de sinais.

Turno Noturno será responsável em organizar o passeio ciclístico e/ou gincana, divulgação do referido projeto.

Abertura das festividades com apresentação do Hino da Escola por um grupo de alunos, apresentações dos trabalhos,  o Parabéns seguido de um lanche especial.

AVALIAÇÃO
Acontecerá durante todo o projeto, sempre voltado ao objetivo proposto, finalizando com a apresentação dos trabalhos. Além do(a) aluno(a), ser individualmente avaliado no 1º Trimestre/2013 com pontuação a ser definida por cada Professor nas Disciplinas envolvidas, desde que participe de todas as etapas do trabalho, citadas anteriormente e nas demais disciplinas,  a critério de cada Professor(a).



ANEXO



Música - Parabéns pra você

Parabéns pra você.
Que veio aqui para aprender.
Não esqueças que tens.
Bons professores também.

Acho importante aqui.
E eu também que aprendi
Deus fez o mundo perfeito.
Porque então destruir.

A equipe escolar.
Que Deus, abençoe, também
Até o próximo ano.
Todos juntos outra vez.


Fonte: Google
Adaptação, Criação e Elaboração: Professor Weliton de Paulo Pedrosa
Ano: 2013


Atividades a serem desenvolvidas por Série/Ano
Ordem
Ano/Série
Atividade a ser realizada
01
1º, 2º e 3º ano
Apresentar a música “Parabéns pra Você” em anexo. Reforçar as etapas de criação de um texto, de acordo com o nível de cada turma. Preservar o bem público. Alunos entregando presentes para a Escola, presentes estes que vão de A a Z: A- aprendizagem, B- beleza, C- cuidado, D- dedicação, E- estudo, F- felicidade, etc utilizando a linguagem de sinais.

02
4º ano
Painel 3 – contendo os dados gestores, desde a primeira Diretora Escolar até a Direção atual; Painel 4 – Com as fotos de todas as atividades socioeducativas e projetos desenvolvidos, torneios e danças.
03
4ª série
Confecção de maquete da escola.
04
5ª série
Painel 1- contendo os dados alusivos a metas, projetos e rendimento da escola
05
6ª série
Painel 2 – Biografia do fundador da escola.
06
7ª série
Homenagem para escola em forma de poesia com alunos.
07
8ª série
Música  "Happy birthday to you", regido pelo(a) Professor(a) de Língua Estrangeira.

08
EJA
Organizar o passeio ciclístico e/ou gincana, divulgação do referido projeto.