domingo, 5 de agosto de 2012

Atividades Matemáticas
















O Tangram oval também conhecido por ovo mágico ou ovo de Colombo, tal como o Tangram
clássico, propõe a construção de inúmeras figuras a partir de um número limitado de peças com bordas curvas.

Composição de figuras usando as sete peças do Tangram oval:

 

construção de gráfico

UM MUNDO DE INFORMAÇÕES
Na mata Atlântica existem 1.361 espécies da fauna brasileira, com 261 espécies de mamíferos, 620 aves, 200 répteis e 280 anfibios. Várias espécies da fauna são bem conhecidas pela população, tais como o mico-leão-dourado.

Responda com base na informação:
a)      Quantas espécies da fauna brasileira há na Mata Atlântica?
b)      Há mais espécies de repteis ou de anfíbios na Mata Atlântica?
c)      Qual a espécie que há em maior número?
d)     Vamos construir um gráfico de colunas para representar as espécies da fauna brasileira:











































































































Atividades Olimpíadas 2012 - 3


 

 

 

 

 

 

Medalha de ouro!

Esta medalha foi confeccionada em papelão, revestida de papel laminado dourado e depois os alunos pintaram o símbolo olímpico para fazer a colagem.



















Atividades Olimpíadas 2012 - 2













Para colorir...




Esta medalha foi confeccionada em papelão, revestida de papel laminado dourado e depois os alunos pintaram o símbolo olímpico para fazer a colagem.

Atividades Olimpíadas 2012 - 1
































Atividades sobre a Tocha Olímpica
A Tocha Olímpica é um dos símbolos mais marcantes da olimpíadas e há muita história nesse ritual. Segundo o Comitê Olímpico Internacional, a chama representa “os valores positivos que o homem sempre associou ao fogo”. Para garantir sua pureza, a chama é acesa com a reflexão de raios solares por um espelho.
VAMOS PESQUISAR MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO?
- Você já se perguntou como tudo começou? Organize uma pesquisa com seus alunos, comparando as diferentes versões que estão disponíveis na internet.

Segundo a Wikipédia:
A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim.
::Sugestão::

Depois de pesquisar, os alunos podem encenar a história da origem da tocha olímpica. As dramatizações podem ser filmadas.

Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012














PROJETO INTERDISCIPLINAR JOGOS OLÍMPICOS 2012
 INTRODUÇÃO – Este ano teremos uma grande festa do esporte que reunirá atletas do mundo todo em Londres, Inglaterra: são as Olimpíadas 2012! Evento oportuno para levar os(a) alunos(a) a imaginarem os preparativos e a responsabilidade desses atletas para representar seus respectivos países. Deve ser realmente emocionante para quem se prepara por muitos anos a conquista de uma vaga nesse evento! Não foram poucos  os atletas que já vivenciaram essa emoção, pois a origem dos jogos olímpicos está na Grécia Antiga e vale a pena os(a) alunos(a) conhecerem essa história e o impacto para a economia, meio ambiente e cultura mundial. O Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012 constitui em um evento relevante para toda a escola, que será realizado durante o período dos jogos olímpicos e paraolímpicos 2012, quando os(a) mesmos(a) terão a oportunidade de terem acesso às informações pertinentes ao evento. O Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012, proporciona aos educandos a liberdade de escolher e criar, ousando e conseguindo excelentes resultados, dando o melhor de si, a fim de superar as possíveis dificuldades e obstáculos. O tema PROJETO INTERDISCIPLINAR JOGOS OLÍMPICOS 2012, deve ter relação com os conteúdos do conhecimento acadêmico e que se aprende fora da sala de aula. Mesmo que os trabalhos exibidos não sejam tecnicamente bem resolvidos, o importante é a participação de todos(a).
OBJETIVO – O objetivo do Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012, é dar oportunidade aos (às) alunos(a) de se aprofundarem em temas de seu interesse e  mostrar seu potencial criativo a toda comunidade escolar.

DESENVOLVIMENTO
O trabalho acontecerá da seguinte forma:
LÍNGUA PORTUGUESA – Textos informativos (jornais, revistas, internet, etc), interpretação       e  gramática.

MATEMÁTICA – Quadro de medalhas (gráficos e tabelas).

HISTÓRIA – História das Olimpíadas.

GEOGRAFIA – Localização (Brasil – Europa – Inglaterra) utilizando o planisfério.

CIÊNCIAS – A importância dos exercícios físicos. Uso da água e o consumo de energia    elétrica. Produção e destino do lixo.

ARTES – Anexos. Confecção de medalhas (ouro – 4ª I, prata - 4ª II e bronze – 4ª III).   Confecção   de troféus (mascotes das Olimpíadas) a partir de sucatas.

EDUCAÇÃO FÍSICA – Jogos  olímpicos escolar com a entrega de medalhas e troféus.

CRONOGRAMA –

ORDEM


PERÍODO

EVENTO
01
 30/07/12
Divulgação do Projeto Interdisciplinar Jogos Olímpicos 2012; Sensibilização para a participação  conjunto; Apresentação (compacto) da abertura dos jogos Olímpicos/2012.
02
31/07 à 13/08/12
Pesquisa dos temas a serem desenvolvidos e apresentados. Confecção dos trabalhos, medalhas, troféus, leitura de textos diversos. Apresentação em murais.
03
14/08/12
Culminância com os Jogos Olímpicos Escolar. Apresentação do quadro de medalhas total do Brasil e escolar.

RECURSOS HUMANOS – Diretor Escolar, Professores e Alunos das 4ª séries I, II e III, Coordenadores de Turno, Bibliotecário.
RECURSOS MATERIAIS – Som, microfone, câmera digital, filmadora, extensão, adaptador, papéis diversos, sucata, chamex, lápis de c, dor, canetinha, pincel atômico, giz de cera, fita adesiva, durex, cola, cola de isopor, isopor, pistola e bastão de cola quente e EVA.
AVALIAÇÃO – Acontecerá durante todo o projeto, sempre voltado ao objetivo proposto, finalizando com a apresentação dos trabalhos. Além do(a) aluno(a), ser individualmente avaliado no 2º Trimestre/2012 com pontuação a ser definida por cada Professor nas Disciplinas envolvidas, desde que participe de todas as etapas do trabalho, citadas anteriormente e nas demais disciplinas,  a critério de cada Professor(a).

ANEXOS
2012 OLIMPÍADAS - LONDRES 
A origem e a história
Os jogos olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.C., e o principal motivo desse evento era homenagear Zeus, que era o deus mais importante para os gregos. Assim, era uma festividade com uma mistura de religião e esporte, mas muito importante para aquela civilização. Acontecia na cidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de Festival Olímpico, desde o início aconteciam a cada quatro anos, com poucas modalidades de esportes para competição: boxe, corrida, salto em comprimento, remo, corrida de mensageiros e trombeteiros e luta livre. Em 392 d.C. tem início um longo período de interrupção dos jogos olímpicos, isso porque Teodósio I, imperador romano, converteu-se ao cristianismo, proibindo a realização de qualquer festividade pagã, incluindo os Jogos Olímpicos. Passaram-se dezesseis séculos sem este evento, até que, em 1894, com o objetivo de retomar o espírito esportivo da era grega e enaltecer os esportes, cria-se o COI - Comitê Olímpico Internacional, liderado por Pierre de Fredy – o Barão de Coubertin, com o apoio de representantes de 15 países, decidem por reiniciar as Olimpíadas, agora da era Moderna. A cidade escolhida para este recomeço não podia ser outra senão Atenas que nessa primeira edição contou com a participação de 285 atletas de 13 países.
União e paz entre os povos
Desde sua origem as olimpíadas marcam a união entre os povos, pois na Grécia Antiga as guerras paravam no período de realização dos jogos e era considerado um pecado muito grave alguém penetrar armado na Elida, região onde ocorriam os jogos. Também, desde a retomada das olimpíadas da Era Moderna, há o predomínio da união entre as nações, servindo como exemplo de cooperação e união, que começa pelos atletas, mas repercute em cada país.
Próxima parada: LONDRES
A cidade que vai sediar as olimpíadas de 2012 será Londres, na Inglaterra. Esta cidade já sediou jogos olímpicos por duas vezes, em 1908 e 1948.  Para este ano a programação já está fechada, incluindo datas, horários e instalações em que serão disputadas as mais de 600 competições esportivas. Segundo informações do comitê olímpico, os jogos vão começar com o futebol feminino em 25 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura. Já a abertura oficial será às 19h30 (horário de Londres), no dia 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico, construído na capital britânica. O dia 4 de agosto é considerado o "supersábado" dos jogos por reunir o maior número de competições. As modalidades de esportes podem mudar em algumas situações, mas logo abaixo você confere quais são as principais:












As mascotes escolhidas para essa olimpíada são Wenlock, a mascote das Olimpíadas, tem origem na cidade de Much Wenlock, porque foi lá que o Barão de Coubertin assistiu a jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna. Já Mandeville, mascote das Paraolimpíadas, é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico. Elas tem poucas características humanas, e a história contada por seu criador, Michael Morpurgo, é muito parecida com a história de Pinóquio, pois os dois personagens foram criados a partir de pedaços de metal que sobraram da construção do estádio olímpico e ganharam vida de forma mágica depois de serem esculpidos por um avô.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dia dos Pais


 

 

 

 

 

 

Atividades para o Dia dos Pais

Algumas ideias encontradas na net para o Dia dos Pais:

Ideia útil e muito legal  para presentear os pais, lixeira para carro em E.V.A.:

Caixas Para Colocar o Presente Do Papai





Porta Canetas Para o Papai



Porta Retratos Para o Papai


Faça o presente para seu pai

Pintura em pedras. Usando pedras você poderá fazer um lindo presente para seu pai.

Veja abaixo algumas idéias de pintura em pedra:

Você irá precisar de:
  • lápis para fazer os riscos
  • tinta acrílica de diversas cores
  • caneta permanente para o contorno e acabamento
  • verniz spray para artesanato
Para finalizar passe uma camada de verniz spray.


Origami para o dia dos pais:
Gravata de origami



Agora é só escrever uma mensagem bem bonita para o papai.

Para o papai cartão-carro da família:
Depois de pronto desenhar ou colar os membros da da família, não esquecendo de colocar o papai dirigindo. Escrever uma mensagem no carro também fica bem legal..

Porta-retrato de origami:
Agora coloque a foto da criança no porta-retrato.