Nome do Projeto: “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Turmas envolvidas: 5º Ano I, II e III
Duração: 02 meses
Período: 2º Trimestre
Ano: 2012
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Artes.
II – JUSTIFICATIVA:
Após análise das amostras de escrita do final do primeiro trimestre, pode-se perceber que várias crianças das turmas do 5º ano ainda não construíram os conceitos básicos relacionados ao processo de leitura e escrita ou o fizeram de forma muito elementar. Em algumas destas crianças pode-se verificar problemas de auto-estima devido ao acúmulo de fracassos ao longo do período de escolaridade e por apresentarem distorção idade X série ou série X aprendizagem.
II - OBJETIVO GERAL:
Diminuir o índice de reprovação do 5º ano e garantir qualidade na aprovação destes alunos ao final do ano letivo.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Eliminar erros ortográficos;
· Melhorar a concordância e pontuação dos textos dos alunos
· Reconhecer que a fábula é um dos gêneros textuais que circulam na sociedade;
· Evitar a segmentação ou encadeamento de palavras ao produzir um texto;
· Arriscar-se a escrever textos maiores;
· Utilizar recursos de substituição como pronomes e adjetivos;
· Distribuir o texto no papel corretamente.
IV - CONTEÚDO:
· Leitura e escrita.
V - PRODUTO FINAL
· Produção de um livro de fábulas para ser doado à biblioteca ao final do referido projeto.
VI - ETAPAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS:
1ª ETAPA:
· Organização dos alunos em 2 grupos conforme competências já dominadas;
· Seleção de atividades desafiadoras para cada grupo;
· Construção de um horário para atendimento aos dois grupos formados;
2ª ETAPA:
· Apresentação da proposta aos alunos, explicando os objetivos, horários de atendimento e produto final.
3ª ETAPA:
· Execução do cronograma abaixo:
1º dia
|
Visita à biblioteca escolar para a escolha das fábulas que serão lidas;
|
2º dia
|
Leitura das fábulas e discussão das suas características;
|
3º dia
|
Apresentação e leitura de nova fábula. Reflexão das características observadas.
|
4º dia
|
Reconto de fábulas pelos alunos;
|
5º dia
|
Seleção e reescrita de uma fábula contada pelos alunos;
|
6º dia
|
Revisão coletiva da escrita de um dos alunos;
|
7º dia
|
Revisão, no computador, das fábulas escritas pelos alunos;
|
8º dia
|
Audição de uma fábula – grupo C – que deverá ser ditada para o grupo B reescrever;
|
9º dia
|
Revisão, no computador, das reescritas feitas. (poderá ser feita em dupla)
|
10º dia
|
Produção individual de uma fábula, a partir de vários fundos morais apresentados;
|
11º dia
|
Digitação e revisão da fábula produzida;
|
12º dia
|
Continuação da revisão;
|
13º dia
|
Continuação da revisão;
|
14º dia
|
Continuação da revisão;
|
15º dia
|
Continuação da revisão;
|
16º dia
|
Concurso para produção da capa do livro no PowerPoint;
|
17º dia
|
Confecção do livro;
|
18º dia
|
Produção coletiva da dedicatória;
|
19º dia
|
Exposição e leitura do livro para os alunos de outras turmas;
|
20º dia
|
Doação do livro para a biblioteca;
|
VII - Recursos de ensino:
· Computador;
· Livros de fábula;
· Dicionário;
VIII - Avaliação
· Será realizada por meio da análise dos textos produzidos pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário