sábado, 14 de abril de 2012

PROJETO "FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE"

PROJETO "FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE"

I – IDENTIFICAÇÃO:
Nome da Escola: EMEF Maria de Lourdes Alves
Nome do Projeto: “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Turmas envolvidas: 5º Ano I, II e III
Duração: 02 meses
Período: 2º Trimestre
Ano: 2012
                                                Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Artes.

II – JUSTIFICATIVA:
                Após análise das amostras de escrita do final do primeiro trimestre, pode-se perceber que várias crianças das turmas do 5º ano ainda não construíram os conceitos básicos relacionados ao processo de leitura e escrita ou o fizeram de forma muito elementar. Em algumas destas crianças pode-se verificar problemas de auto-estima devido ao acúmulo de fracassos ao longo do período de escolaridade e por apresentarem distorção idade X série ou série X aprendizagem.

II - OBJETIVO GERAL:

                Diminuir o índice de reprovação do 5º ano e garantir qualidade na aprovação destes alunos ao final do ano letivo.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Eliminar erros ortográficos;
·         Melhorar a concordância e pontuação dos textos dos alunos
·         Reconhecer que a fábula é um dos gêneros textuais que circulam na sociedade;
·         Evitar a segmentação ou encadeamento de palavras ao produzir um texto;
·         Arriscar-se a escrever textos maiores;
·         Utilizar recursos de substituição como pronomes e adjetivos;
·         Distribuir o texto no papel corretamente.
IV - CONTEÚDO:
·         Leitura e escrita.
V - PRODUTO FINAL
·         Produção de um livro de fábulas para ser doado à biblioteca ao final do referido projeto.
VI - ETAPAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS:
1ª ETAPA:
·         Organização dos alunos em 2 grupos conforme competências já dominadas;
·         Seleção de atividades desafiadoras para cada grupo;
·         Construção de um horário para atendimento aos dois grupos formados;
2ª ETAPA:
·         Apresentação da proposta aos alunos, explicando os objetivos, horários de atendimento e produto final.
3ª ETAPA:
·         Execução do cronograma abaixo:

1º dia
Visita à biblioteca escolar para a escolha das fábulas que serão lidas;
2º dia
Leitura das fábulas e discussão das suas características;
3º dia
Apresentação e leitura de nova fábula. Reflexão das características observadas.
4º dia
Reconto de fábulas pelos alunos;
5º dia
Seleção e reescrita de uma fábula contada pelos alunos;
6º dia
Revisão coletiva da escrita de um dos alunos;
7º dia
Revisão, no computador, das fábulas escritas pelos alunos;
8º dia
Audição de uma fábula – grupo C – que deverá ser ditada para o grupo B reescrever;
9º dia
Revisão, no computador, das reescritas feitas. (poderá ser feita em dupla)
10º dia
Produção individual de uma fábula, a partir de vários fundos morais apresentados;
11º dia
Digitação e revisão da fábula produzida;
12º dia
Continuação da revisão;
13º dia
Continuação da revisão;
14º dia
Continuação da revisão;
15º dia
Continuação da revisão;
16º dia
Concurso para produção da capa do livro no PowerPoint;
17º dia
Confecção do livro;
18º dia
Produção coletiva da dedicatória;
19º dia
Exposição e leitura do livro para os alunos de outras turmas;
20º dia
Doação do livro para a biblioteca;



VII - Recursos de ensino:
·         Computador;
·         Livros de fábula;
·         Dicionário;

VIII  - Avaliação
·         Será realizada por meio da análise dos textos produzidos pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário