segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil

Querido(a) Visitante... o referido projeto e atividades  poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) em atividades como: projetos, pesquisas em jornais e revistas, relatos de notícias de televisão e rádio, produção de textos, cartazes, murais, painéis coletivos, álbuns, auditório e exposição sobre o assunto. Bom trabalho!...

"Um país se faz com homens e livros"             (Monteiro Lobato)

1ª Atividade

PROJETO: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - 18 de abril

1. Justificativa:

Valorizando as datas comemorativas, vendo a importância nas nossas vidas e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da escola.

2. Objetivos: 
_ Reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;
_valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.

3. O que se espera que os alunos aprendam:
_ Desenvolver habilidades de pesquisas oral e escrita;
_ ampliar o gosto pela leitura;
_ ampliar o gosto pela leitura;
_conhecer obras e autores;
_ declamar poema, rimas, entre outros;
_ aprender compartilhar leituras: coletiva, individual, silenciosa, em coro, etc.;
_ diferenciar os textos;
_ ler para outra sala, com entonações corretas;
_ declamar poesias;
_ encenar algum tipo de texto;
_ aprender ouvir a leitura do colega.

4. O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
_ Levar para sala diversos livros para que os alunos consultem-nos para verificação de diversos textos, obras e autores;
_favorecer iniciativas individuais e coletivas para leituras e diversos textos;
_ propor questões que façam os alunos pensarem sobre a importância de ler bons livros;
_ criar climas divertidos de leitura: Ler para os colegas de outras salas;
_ Garantir declamações de poesias para os colegas de outras turmas, com segurança;
_ montar juntos com os alunos cantinhos de leituras; painéis;
_ incluir a participação dos alunos a cada retomada de decisões;

5. Etapas previstas:
1º dia:
  • Fazer um momento de reflexão “Qual é a importância da leitura para nós?”.
  • Roda de conversa sobre o que você gosta de ler? O que você já leu e que mais gostou?
  • Combinar com os alunos o que farão para apresentar para as outra turmas: poesia, rima, encenações? O que?
  • Propor aos alunos pesquisas sobre as obras e autores que já leram ou não, especialmente sobre Monteiro Lobato, o pai da Literatura Infantil ; escolher por votação 3 autores e em grupos pesquisarem sobre suas obras e expor no mural.
2º dia:
  • Fazer cartazes sobre a importância da leitura e colar nos cantinhos devidos.
3º dia:
  • Alunos de outras séries contam histórias de livros da biblioteca para os alunos do (1° e 2° ano).
4º dia
  • Apresentação das declamações de poesias, músicas, encenações.
  • Motivar os alunos os alunos sobre a importância da leitura e entregar lembrancinhas de incentivo ( marcador de páginas).

2ª Atividade

Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. É a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar. Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livro, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário