sábado, 14 de abril de 2012

Contribuição: Professora Mª AUXILIADORA DE O. P. PIRES      


COMO FAZER UM PORTFÓLIO


è  O QUE É UM PORTFÓLIO ESCOLAR?
            Em geral, um portfólio escolar consiste em um dossiê onde são colocados trabalhos realizados ao longo do ano letivo, no âmbito de uma disciplina.
            Os trabalhos inseridos devem ser selecionados de forma a revelar as aprendizagens mais significativas do percurso escolar do aluno.
            O portfólio é uma construção contínua, progressiva e dinâmica, para que o seu conteúdo possa ser melhorado, alterado ou aumentado.

è  O QUE PODERÁ CONTER?
            Poderá conter diversos tipos de trabalho, quer feitos na aula, quer fora dela. Poderá incluir relatórios, composições, pequenos comentários escritos sobre uma visita de estudo ou um filme educativo que passou na televisão, testes, trabalhos individuais ou de grupo, trabalhos de casa, registros, desenhos, diagramas, reflexões do aluno (acerca da disciplina, duma situação problemática ou qualquer tarefa de aprendizagem ou acontecimento) ou resolução de exercícios ou problemas.
            Todos estes trabalhos devem ser devidamente datados de forma a fornecerem informações sobre os progressos, as aprendizagens e as experiências do aluno.
            No portfólio podem ser incluídos os registros de várias etapas a desenvolver no trabalho, textos relativos ao tema, notícias de jornal, revista ou Internet, além de atividades que enriqueçam os estudos em questão. Todos os trabalhos devem ser acompanhados de um comentário que justifique a escolha realizada.

è  COMO SE ORGANIZA?
            O primeiro registro, com a respectiva data, será arquivado no dossiê assim como todos os anexos. O segundo registro será anexado em seguida e assim se procederá com os registros posteriores. Dessa forma, se vai construindo o portfólio.
            A organização de um portfólio tem algumas seções obrigatórias:
ü  Índice
ü  Introdução
ü  Trabalhos:
- atividades de investigação;
- relatório de várias fases;
- materiais utilizados e/ou produzidos;
- projetos/ trabalhos de grupo;
- trabalhos de casa;
- problemas (formulação e/ou resolução);
- documentação recolhida e/ou produzida (notícias, Internet, revistas).
ü  Notas de reflexão / Comentários (podem responder a uma ou a várias destas perguntas: de que modo esta tarefa me ajudou a aprender alguma coisa? O que aprendi a partir desta tarefa? Teria feito algo diferente se tivesse tido mais tempo? Como vejo a qualidade do trabalho realizado?)
ü  Avaliações
ü  Comentários do professor.

è  QUAIS SÃO AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DO PORTFÓLIO?
Fase 1 – Organização e Planejamento – Esta fase inicial implica que alunos e professores devem decidir qual a finalidade do portfólio e o seu papel na avaliação.

Fase 2 – Recolha de Elementos – A recolha e seleção de elementos deve ser variada e todos os materiais selecionados para o portfólio devem refletir claramente os critérios identificados para a avaliação.
           
            Fase 3 – Reflexão – Sempre que possível deve haver prova das reflexões dos alunos sobre o processo de aprendizagem e a sua evolução a nível do conhecimento e das competências. Pode também incluir os comentários e reflexões dos professores ou outros intervenientes sobre os materiais ou processos documentados no portfólio.

è  PARA QUE SERVE?
            O portfólio é um elemento de avaliação do progresso de um aluno. Serve para:
Ø  Enriquecer o processo de avaliação;
Ø  O aluno refletir e perceber o tipo de trabalho desenvolvido;
Ø  Diagnosticar as dificuldades sentidas pelo aluno;
Ø  Verificar as situações de melhor aprendizagem;
Ø  Descobrir as áreas de interesse do aluno;
Ø  Perceber como é que o aluno autoavalia;
Ø  Desenvolver espírito crítico do aluno;
Ø  Encorajar a aprendizagem autônoma;
Ø  Evidenciar o progresso em direção aos resultados esperados;
Ø  Estimular o sentimento de autoeficácia;
Ø  Proporcionar oportunidades de ajuda e crescimentos mútuos.

è  O QUE DEVE SER AVALIADO?
§  A organização;
§  O cuidado na apresentação;
§  A seleção e a diversidade dos trabalhos;
§  A correção e adequação dos processos e produtos apresentados;
§  A reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos;
§  A evolução ao longo do ano.

è  OBSERVAÇÃO
É importante que os professores e os alunos trabalhem em conjunto de forma a definir os critérios prioritários a usar como base da avaliação.
A escolha de indicadores dos diferentes níveis a atingir deverão resultar de uma discussão conjunta.

Site:   content.yudu.com/Library/A10i5r/Comofazerumportfolio
           Agrupamento de Escolas D. Domingos Jardo
           E. B. 2,3 D. Domingos Jardo
           Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos.





ESQUELETO DE UM PORTFÓLIO

1.     FOLHA DE ROSTO;
2.     MENSAGEM (opcional);
3.     Introdução (APRESENTAÇÃO DO QUE SERÁ EXPOSTO NO portfólio)
4.     Objetivo
5.     Índice
6.     Desenvolvimento ( Planos de aula, atividades desenvolvidas, relatórios)
7.     Autoavaliação sua e dos alunos (colocar no final do portfólio quando terminar o curso)
8.     Conclusão (no final do curso)
9.     Anexo (se tiver)

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